Paraíba, segunda-feira, 22 de julho de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Geral

Bill Gates diz que seu maior erro foi deixar o Android dominar o mercado

Gates disse que a Microsoft perdeu a "oportunidade Android".

Por Redação Portal T5

14h50
Bill Gates é o fundador da Microsoft, empresa de tecnologia.
Bill Gates é o fundador da Microsoft, empresa de tecnologia. Foto: Angola Press/ANGOP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Bill Gates, cofundador da Microsoft, disse, em evento da empresa de investimentos Village Global para criadores de negócios, que seu maior erro quando esteve à frente da companhia foi deixar o Google controlar o mercado de sistemas operacionais para smartphones. 

Na entrevista, realizada pela fundadora da empresa Eventbrite, Julia Hartz, Gates disse que a Microsoft perdeu a "oportunidade Android", em referência ao sistema da competidora que hoje é adotado na maior parte dos aparelhos. Ele afirmou que o mercado de plataforma de softwares funciona em modelo no qual o vencedor leva tudo.

No caso, não seria suficiente ter disponíveis metade dos aplicativos para smartphones do mercado em seu sistema operacional. Com essa quantidade, a empresa ainda estaria condenada, disse Gates. "O maior erro de todos está nas falhas de gestão nas quais me engajei e que fizeram a Microsoft não ser o que o Android é, ou seja, a plataforma padrão nos aparelhos que não são os da Apple."

Em sua avaliação, vencer nesse mercado teria sido natural para a Microsoft. Gates disse que a perda desse mercado custou à companhia US$ 400 bilhões (R$ 1,5 trilhão).

O site The Verge, especializado em tecnologia, considerou a declaração de Gates surpreendente, levando em conta que ele havia deixado a presidência-executiva da Microsoft no ano 2000. A derrota da companhia no mercado de smartphones é, em geral, atribuída ao ex-presidente da Microsoft Steve Ballmer, que mostrou pouco entusiasmo ao ver o lançamento do primeiro iPhone, em 2007, devido à falta de teclado do aparelho, que acreditava desencorajar clientes corporativos. Gates assumiu o papel de principal arquiteto de software da empresa até 2008 e foi presidente do conselho de administração da Microsoft até 2014.

Leia mais: Papa Francisco vai visitar o Japão em novembro

PRF registra sete mortes em rodovias da PB durante operação de festejos juninos

PRF registra sete mortes em rodovias da PB durante operação de festejos juninos

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado!