Paraíba, sábado, 20 de abril de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Geral

Pesquisa aponta que 52% das mulheres que sofreram violência este ano, não denunciaram

O levantamento "Violência Contra as Mulheres" ouviu 1.092 mulheres, no dias 4 e 5 de fevereiro

Por Lillyane Rachel

14h18

Uma pesquisa divulgada pelo DataFolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelou que 52% das mulheres que sofreram agressão este ano, não denunciaram.

O levantamento "Violência Contra as Mulheres" ouviu 1.092 mulheres, no dias 4 e 5 de fevereiro.

A estatística de mulheres que não denunciam a agressão pode ser ainda maior, de acordo com a diretora-executiva do fórum, Samira Bueno, porque o percentual de 52% considera o piso da margem de erro, de três pontos percentuais.

São 22% das vítimas de agressão que recorreram a um órgão oficial. No momento de buscar ajuda, 30% das mulheres preferem falar com a família, amigos e membros da igreja que frequentam.

Segundo Samira, é necessário fortalecer a confiança da mulher no poder público e melhorar o atendimento nas unidades policiais. "Todo policial sabe atirar. Também devem saber atender bem uma vítima de violência, não apenas os de unidades especializadas", afirmou.

Ela relembrou ainda a importância de haver um investimento em campanhas para conscientizar as vítimas a realizar renúncias. "Se a mulher não denunciar, dificilmente o estado será capaz de protegê-la."

Para denunciar casos de violência, ligue 180.