Paraíba, sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Geral

Dia mundial do rádio: confira a evolução de um meio de comunicação quase centenário

O rádio informa, alegra, emociona, é democrático, não tem fronteiras e nem classe social

Por Carlos Rocha

17h26
Foto: Reprodução/ TV Tambaú

Ele é uma paixão que tem quase 100 anos, chegou ao Brasil em 1922. A história do rádio e do país se confundem ao longo do século passado. Desde o início, ele conquistou os brasileiros com conteúdo.

Nos anos 40 veio esse meio de comunicação atingiu o auge, com as telenovelas e programas jornalísticos, esportivos, de humor e de auditório. Um dos destaques foi o "Repórter Esso", que estreou em 1941. Com um formato novo, se destacava por ter sido o primeiro noticiário que não se resumia a ler as notícias do jornal impresso.

Foi sintonizando nas ondas do rádio que os brasileiros ouviram que o Brasil foi campeão do mundo em 1958, o surgimento da bossa nova, as notícias de guerra na Europa e tantos outros acontecimentos. O rádio informa, alegra, emociona, é democrático, não tem fronteiras e nem classe social.

Contrariando todas as expectativas, ele se mantém firme, nunca se ouviu tanto rádio. O conteúdo faz parte do dia a dia das pessoas. Segundo uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope, ele é um meio ouvido por 86% da população, nas três regiões metropolitanas em que a pesquisa foi realizada. Três em cada cinco ouvintes fazem isso todos os dias. Cada ouvinte passa quase 5 horas ligado na programação. O rádio continua seguindo seu caminho. Ele acompanhou e se adaptou às novas mídias, se aperfeiçoou e agora ganha outro público, o das redes sociais.

O brasileiro não perde o velho costume de navegar nas ondas do rádio e agora tem novas maneiras de aproveitar essa paixão. O que antes era apenas ouvir, agora tem um novo sentido, o interagir. Graças à internet, com o uso de aplicativos, como o da Jovem Pan, o ouvinte ganha proximidade e interação. Acompanhar os bastidores, ler notícias 24 horas por dia, tantas possibilidades. Essa é a nova era do rádio!