Paraíba, quarta-feira, 24 de outubro de 2018
21° C
Busca

Portal T5

Geral

Você se protege enquanto usa o Whatsapp?

Confira algumas dicas de segurança para que o app não se torne uma dor de cabeça para você.

Por Redação Portal T5

17h59

Difícil encontrar quem ainda não se rendeu as facilidades que o Whatsapp trouxe para a vida atual. Seja para assuntos profissionais ou pessoais, o app é o favorito para mensagens instantâneas nos smartphones de todo o mundo. Mas com tantos hackers procurando "descuidados" a fim de capturar dados pessoas, não é difícil imaginar que eles também não tentariam atacar o app. Mas, seja para a versão Android ou iOS, o Whatsapp oferece aos usuários várias recursos para deixar o seu uso protegido. Confira algumas dicas de segurança para que o app não se torne uma dor de cabeça para você:

Nunca abra ou compartilhe links suspeitos

Abrir ou compartilhar qualquer link recebido pelo WhatsApp é algo muito arriscado. Se você recebeu o link de algum remetente desconhecido ou que não seja de sua confiança, desconfie, pois podem ser tratar de spam, vírus e outras coisas indesejáveis. Observe sempre se o link pertence é um site conhecido, se há algo de estranho nos caracteres, ou se tem promessas de promoções ou prêmios fáceis.

Utilize a verificação em duas etapas

Mecanismo importante para aumentar sua segurança no WhatsApp, a autenticação em duas etapas faz com que qualquer tentativa de verificar o número de telefone no aplicativo deva ser acompanhada de uma senha de seis dígitos escolhida pelo próprio usuário.  Para ativá-la, abra o WhatsApp, acesse “Configurações” → “Conta” → “Verificação em duas etapas” → “Ativar”. Também é possível cadastrar um e-mail para desabilitar a função caso você esqueça a senha.

Nunca use o Whatsapp Web em qualquer computador

Ideal para quem utiliza constantemente um pc de mesa ou um notebook, a ferramenta possibilita que o app seja usado através de um navegador. Apesar das facilidades, é recomendado evitar o seu uso em máquinas de uso coletivo. Se realmente precisar, ao final, tenha certeza de que saiu de sua conta.

Desative o download automático 

Vídeos, fotos e áudios recebidos pelo WhatsApp podem consumir uma quantidade enorme de dados e armazenamento, por isso reconfigure o app para que você autorize cada download de cada mídia ao receber as mensagens. Para fazer esses ajustes, acesse “Configurações” → “Dados e armazenamento” → “Download automático”.

Ative o backup automático

O recurso garante os usuários o salvamento automático das mensagens e arquivos caso o celular tenha um problema ou seja extraviado, sem contar ser bastante útil quando há a necessidade da troca de aparelhos. Para isso, no app para Android ou no iPhone, vá até “Configurações” → “Conversas” → “Backup de conversas” para ativar ou configurar a função.