Paraíba, terça-feira, 23 de outubro de 2018
20° C
Busca

Portal T5

Geral

Pivô no escândalo do Facebook, Cambridge Analytica é fechada

A consultoria viu seu ‘império desmoronar’ a partir de uma investigação, iniciada em meados de março deste ano pelo The Guardian e The New York Times.

Por Redação Portal T5

06h45
Getty

Pivô no recente escândalo envolvendo o Facebook, a empresa de dados Cambridge Analytica anunciou seu fechamento nesta quarta-feira (02). A companhia britânica, que trabalhou para a campanha presidencial de Donald Trump, vai iniciar os procedimentos para decretar falência. O mesmo se dará com todo o grupo SCL, ao qual pertence. As informações são do Jornal El País.

A consultoria viu seu ‘império desmoronar’ a partir de uma investigação, iniciada em meados de março deste ano pelo The Guardian e The New York Times. A reportagem apurou que dados pessoais de até 87 milhões de pessoas tinham sido obtidos irregularmente do Facebook e utilizados de modo indevido para fins eleitorais.

A Cambridge Analytica alega inocência e se diz “vilipendiada por atividades que não só são legais, como também amplamente aceitas como um componente padrão da publicidade online, tanto no campo político como no comercial”. “Apesar da firme confiança da Cambridge Analytica em que seus funcionários atuaram de maneira ética e legal, o assédio da cobertura midiática afastou todos os clientes e provedores da companhia”, explica a consultoria em um comunicado. “Como resultado, decidiu-se que já não é viável continuar operando o negócio.”

87 milhões de usuários tiveram dados do Facebook expostos

O Brasil aparece na lista como o oitavo país com maior número de contas afetadas. Em comunicado oficial, o CTO da rede, Mike Schroepfer, comentou sobre atualizações a respeito do caso e modificações sobre a forma como a rede social vai lidar com o uso de informações de agora em diante. Conforme a apuração, o Brasil teve dados de 443 mil contas compartilhadas pela Cambridge Analytica, o que representa 0,5% das informações totais. Os Estados Unidos tiveram 70 milhões de contas usadas, seguido de Filipinas (1,1 milhão) e Indonésia (1,09 milhão).

Leia Mais:

+ Doodle do Google faz homenagem ao mágico Georges Méliès

+ Sanfoneiro da dupla Sirano e Sirino é assaltado e tem instrumento levado

+ Daniel deixa Eliana sem graça com pergunta sobre casamento e confirma que foi apaixonado pela apresentadora