Paraíba, terça-feira, 20 de agosto de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Geral

Golpe no WhatsApp utiliza marca famosa de cosméticos para roubar informações de usuários

Com mais de 140 mil pessoas enganadas, o alerta é não abrir links desconhecidos enviados pelo mensageiro.

Por Redação Portal T5

17h06 - Atualizado 17/02/2018 às 17h04

Um novo golpe praticado no Whatsapp já fez 140 mil vítimas em um dia. Os hackers se aproveitaram de uma promoção feita pela marca “O Boticário” para enganar e roubar dados e informações das vítimas.

A empresa de cosméticos está realizando uma campanha para divulgação de uma nova linha de produtos, sendo que as pessoas que se cadastrarem podem receber amostra grátis de um creme. A promoção pode ser acessada no link: https://www.promonativaspa.com.br.


Mas, segundo a DFNDR Lab, laboratório da Psafe, empresa brasileira que desenvolve aplicativos da categoria ferramentas para telefones celulares, os criminosos criaram um golpe parecido com a campanha verdadeira.

Ao clicar no link enviado por mensagem, o usuário é redirecionado para uma página que questiona se ele gostaria de receber a amostra grátis. Quando clica na resposta “Sim, claro”, a pessoa, na verdade, está concedendo a permissão de receber notificações futuras do hacker, que podem ser utilizadas posteriormente para realizar outros golpes.

Depois disso, a vítima é levada a responder três perguntas e compartilhar a falsa promoção com os contatos do WhatsApp.

Como não cair em golpes assim?

Para evitar cair em golpes no mensageiro, é recomendado que o usuário não acesse links estranhos recebidos em conversas do WhatsApp, mesmo que eles sejam enviados por amigos ou familiares.

Um aspecto que deve ser observado é o link contido na publicação, geralmente com sequência de letras e números estranhos. Além disso, a mensagem enviada por WhatsApp possui erros gramaticais tanto no nome da empresa citada ou no corpo da mensagem.

Outra recomendação é usar um bom antivírus nos aparelhos celulares em qualquer que seja a plataforma utilizada.