Paraíba, domingo, 25 de fevereiro de 2018
23° C
Busca

Portal T5

Geral

Como limpar forno a gás, forno elétrico e micro-ondas de maneira prática

Listamos táticas bem simples para executar o serviço.

Por Redação Portal T5

04h00 - Atualizado 13/02/2018 às 13h14

Limpar o forno do fogão, o elétrico ou o micro-ondas é um drama? Listamos táticas bem simples para executar o serviço, com produtos que você provavelmente já tem em casa:

Forno de fogão a gás

Misture bicarbonato de sódio, vinagre e água quente e, com uma esponja macia, espalhe o líquido nas áreas sujas. Coloque uma vasilha (própria para altas temperaturas) cheia de água dentro do forno e acenda-o a 100 °C. Deixe ali por 45 minutos. Desligue o fogo e, depois, passe um pano seco e limpo para retirar os resíduos.

Para sujeiras mais profundas, coloque um pouco de amônia em um pires e deixe dentro do forno frio por algumas horas. O vapor vai fazer as substâncias acumuladas desgrudarem mais facilmente. Finalize passando um pano limpo e seco.

Se algum alimento derramar e o cheiro de queimado impregnar o compartimento, despeje sal no forno ainda quente e, quando a temperatura diminuir, limpe com pano úmido.

Importante: fornos autolimpantes pedem limpeza mais delicada. Adote apenas pano úmido, esfregando-o tanto quanto necessário, até que toda a sujeira saia.

Forno elétrico

Limpe sempre depois de usá-lo, com esponja macia e detergente neutro ou desengordurante. As chances de acumular sujeiras pesadas serão bem menores. Mas nunca limpe enquanto quente. Espere, pelo menos, amornar.

Se precisar de uma limpeza mais caprichada, recorra ao bicarbonato de sódio (1/2 copo) misturado a algumas colheres (de sopa) de água até formar uma pasta. Espalhe pelo interior e deixe descansar por 12 horas, mais ou menos. Remova a massa com pano úmido. Se sobrar resíduos de bicarbonato, coloque vinagre branco em um borrifador e espalhe nas áreas com vestígios. Seque tudo com pano macio.

Caso esteja muito sujo, coloque um pouco de amônia em pote de vidro e deixe pernoitar. O vapor da solução fará gordura e sujeira se soltarem. Entretanto, não se recomenda fazer isso com frequência, porque a amônia libera um cheiro forte. Vai ajudar se o forno estiver em local bem ventilado.

Para limpar prateleiras, remova-as e despeje água morna com um pouco de detergente neutro sobre elas. Use esponja macia para remover sujeiras mais difíceis. Para fechar, seque com pano macio ou papel-toalha. Com informações de Uol.

Forno micro-ondas

Limpe-o apenas com pano úmido e detergente neutro. Se precisar de cuidado mais reforçado, dilua 2 colheres (sopa) de vinagre branco em 200 ml de água em pote de vidro. Coloque no micro-ondas e ligue na potência máxima por 5 minutos. Retire o recipiente e passe um pano úmido até sair toda a gordura.

Você também pode misturar água (1 copo) com 3 ou 4 rodelas de limão. Aqueça na potência alta por 2 minutos. Quando o vapor assentar, limpe com pano seco.

Caso o forno esteja com cheiro desagradável, coloque um pote (próprio para micro-ondas) com algumas gotinhas de essência de baunilha e ligue na potência máxima por cerca de 2 minutos.