Paraíba, domingo, 25 de fevereiro de 2018
23° C
Busca

Portal T5

Geral

Menstruação atrasada? A culpa pode ser da poluição do ar

Embora a associação não seja direta, estudo indica que a poluição influencia o ciclo menstrual em mulheres mais novas

Por Carlos Rocha

04h30 - Atualizado 15/02/2018 às 00h10

Estudos anteriores já haviam provado a relação entre a poluição do ar e a atividade hormonal que influenciam não só o período como a infertilidade e outros problemas no sistema reprodutivo feminino. Foi com base nessas conclusões que os investigadores deram o passo seguinte, em que resultou o estudo publicado no jornal Human Reproduction.

Ao se focar no ciclo menstrual, o grupo de pesquisa observou o caso de 35 mil mulheres e teve em consideração a área onde fizeram o ensino básico, a altura em que tiveram o período pela primeira vez e quando é que a menstruação regulou.

Os dados revelam que é a exposição a ambientes com maior poluição durante a puberdade que mais influencia a desregulação do ciclo menstrual. As jovens mulheres expostas a ar poluído durante o ensino básico demoram também mais tempo até ter um ciclo regulado.

As maiores irregularidades no período foram observadas em mulheres que começaram a ter a menstruação mais tarde.

Ainda que a associação não seja direta, o estudo comprova uma vez mais a influencia que a poluição tem na nossa qualidade de vida, que não se restringe aos sistemas cardiovascular e pulmonar.