Paraíba, domingo, 16 de dezembro de 2018
26° C
Busca

Portal T5

Geral

Falsas pesquisas do Ibope e Datafolha circulam pelo WhatsApp

Especialista dá dicas de como identificar esse tipo de mensagem

Por Carlos Rocha

00h24 - Atualizado 12/10/2018 às 00h24

A chegada do segundo turno das eleições presidenciais trouxe à tona nos grupos de WhatsApp e redes sociais as falsas pesquisas de intenção de voto. Duas delas utilizam indevidamente as marcas Ibope e Datafolha. Apesar de não conceder privilégio a nenhum dos candidatos em questão, esse tipo de ação pode influenciar a percepção sobre as pesquisas reais que são divulgadas pela imprensa, gerando desconfiança e dano à credibilidade das informações verdadeiras.

Os links foram identificados pelo dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, que já realizou mais de 90 mil detecções nas últimas 24 horas.

O mecanismo usado em todos os links é muito semelhante. Ao clicar em um deles, o usuário acessa uma página que solicita a cidade e o estado onde vive o "respondente" e em qual candidato pretende votar. Em seguida, é incentivado a compartilhar a suposta pesquisa com 10 amigos/grupos e, assim, é usado como vetor de disseminação da informação falsa.

"O segundo turno das eleições é um momento delicado. Qualquer informação falsa ou duvidosa que surja nesse momento pode afetar a percepção das pessoas em relação às instituições de pesquisa, à mídia e até mesmo aos candidatos. Portanto, é necessário ter muita atenção e cuidado antes de compartilhar qualquer informação que receber via aplicativos de mensagens ou redes sociais", comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Para não cair nessas ameaças, o especialista dá três dicas essenciais:

Adote medidas de segurança, como sempre checar se o link é confiável, o que pode ser feito pelo site safelinks.

Utilize soluções de segurança que disponibilizam a função anti hacking, como o dfndr security, que informa quando um link é malicioso (golpe ou fake news);

Sempre desconfie de mensagens que pedem para realizar o compartilhamento com amigos para finalizar o processo em questão ou ganhar alguma coisa.