Paraíba, quinta-feira, 18 de outubro de 2018
31° C
Busca

Portal T5

Geral

João Pessoa teve 2.422 casos de dengue, zika e chikungunya em 2017

Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Por Redação Portal T5

11h01

De janeiro até outubro de 2017, foram notificados em João Pessoa 2.422 casos de dengue, zika e chikungunya. Já no ano anterior foram em torno de seis mil notificações apenas de dengue, além de 3.645 casos notificados de chikungunya e 789 de zika, com maior índice de notificações no primeiro semestre. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

+ Moradores denunciam fechamento de Unidade de Saúde em Cabedelo

O resultado do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, divulgado em novembro, aponta um Índice de Infestação Predial de 0,5%. A cada 200 imóveis, apenas um tem risco de reprodução do mosquito.

Sintomas – Os sintomas do zika vírus são de febre baixa ou ausência de febre, manchas pelo corpo, dores nas articulações, edemas (inchaço) nas articulações, principalmente mãos, e coceira um ou dois dias após início dos primeiros sintomas. Ainda pode aparecer vermelhidão nos olhos, sem coceira ou ardor.

+ Empregada doméstica da PB é presa acusada de roubar R$ 600 mil dos patrões no Espírito Santo

Quem apresentar os sintomas de uma das doenças deve procurar sua Unidade de Saúde da Família. Em casos mais graves de dengue, em que há dor abdominal intensa e contínua, é preciso ir a uma Unidade de Pronto Atendimento.

Com relação à dengue, os sintomas são de febre, dores musculares por todo o corpo e sensação de prostração. Na chikungunya, há febre alta (geralmente maior que 38º), dores e edemas nas articulações.