TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
tecnologia

Aplicativo conscientiza sobre desigualdade de gênero

Aplicativo simula como seria sua vida se fosse do sexo oposto

Por Redação Publicado em
Homeme mulher

No Dia Internacional da Mulher, um aplicativo para usuários do Facebook vai alertar e conscientizar sobre os vários tipos de violência que mulheres do mundo inteiro encaram todos os dias.

Lançado nesta quinta-feira (8) pelo Governo do Brasil, o game é inspirado em uma outra ferramenta que fez sucesso na rede social em fevereiro deste ano e mostrava como seria a aparência física das pessoas se elas fossem do sexo oposto.

A versão especial para o Dia da Mulher, porém, funciona de forma diferente. Isso porque o resultado apresentado ao usuário não simula a aparência, mas a realidade que ele enfrentaria se fosse mulher, no caso dos homens; ou um homem, no caso das mulheres. Para participar, acesse: http://comoseriasuavida.com.

“A desigualdade de gênero no Brasil é latente. O governo não só se preocupa com isso como vem trabalhando para acabar com esse problema. E para chamar a atenção para essa causa, queremos instigar os brasileiros a se conscientizarem por meio dessa ação digital”, explica Wesley Santos, secretário de Comunicação Digital e Inovação da Presidência da República.

Como funciona?

Ao clicar no aplicativo, o usuário se depara com 20 resultados diferentes, 10 para cada sexo. Enquanto homens se deparam com resultados como “seu salário seria 20% menor” ou “você deixaria de usar uma roupa por medo de sofrer assédio”, as mulheres que fazem o teste recebem justamente o resultado oposto: “seu salário seria 20% maior” ou “você não deixaria de usar uma roupa por medo de sofrer assédio”, por exemplo. São temas que tratam de desvalorização profissional da mulher, o medo de assédio, agressões e outras situações que ainda são comuns no cotidiano feminino.

Com informações do Portal Brasil



Relacionadas