TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
saúde

Especialista alerta sobre os cuidados com a fumaça das fogueiras

O médico alerta que para as pessoas que já possuem problemas respiratórios os riscos podem ser ainda maiores

Por Redação Publicado em
Fogueira de sao joao 180625 092723
Foto: Divulgação

Festa junina é sinônimo de forró, comida de milho, fogueira e fogos de artifício. Mas, a fumaça e a poeira bem comuns à época podem causar e até mesmo agravar problemas de saúde, como alergias. Por isso, profissionais de saúde orientam que os cuidados devem ser redobrados neste período.

De acordo com o médico Sinval Cavalcanti, o contato com a poeira, fumaça da fogueira e dos fogos de artifício são alto fator de risco para doenças respiratórias, principalmente entre idosos, crianças e aquelas pessoas que já desenvolvem quadros alérgicos.

“A fumaça é um misto de gases nocivos à saúde, que pode causar prejuízos imediatos à saúde, uma vez que a forma fácil de propagação no ar acaba entrando em contato com o corpo humano, causando vários tipos de problemas, a exemplo de irritações nas vias aéreas como nariz, garganta e olhos. Além disso, pode desencadear quadros alérgicos como asma, rinite e até mesmo intoxicação”, explicou.

O médico alerta que para as pessoas que já possuem problemas respiratórios os riscos podem ser ainda maiores. “A inalação do monóxido de carbono diminui o suprimento de oxigênio no corpo, causando mal estar, tonturas e dores de cabeça”, destacou.

O principal cuidado que as pessoas podem tomar é evitar contato com esse tipo de fumaça. “Em casos de intoxicação, é necessário tirar a pessoa da exposição à fumaça, levá-la para um ambiente arejado e encaminhar ao hospital mais próximo para que possa receber os cuidados adequados”, orientou Silval Cavalcanti.

Em casos de reação alérgica nos olhos, a situação pode ser amenizada com o uso de colírios lubrificantes e evitando coçar os olhos e mantendo distancia das fumaças. Já em irritação nas vias aéreas, nebulização com soro fisiológico pode ajudar.  Outra orientação preventiva é fazer higiene nasal, principalmente da criança, com soro fisiológico e até mesmo lavar o rosto ou tomar um banho logo após o contato com a fumaça.


Relacionadas