TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Curiosidades sobre Guarabira

Você sabe de onde vem o nome “Guarabira”? Saiba mais sobre a cidade

Conheça mais sobre a cidade de Guarabira, localizada no agreste paraibano.

Por Redação Publicado em
Igreja de nossa senhora da luz em guarabira
Igreja de Nossa Senhora da Luz em Guarabira. Igreja de Nossa Senhora da Luz em Guarabira. Foto: Francisco Neto

Conheça algumas curiosidades sobre a cidade de Guarabira:

1º O primeiro nome da cidade era Vila da Independência e só depois passou a ser chamada de Guarabira.

2º O nome Guarabira vem do Tupi, Guiraobira, que significa o “chefe da tribo”.

3º Localizada no agreste da paraíba, Guarabira, é a nona cidade mais populosa do estado, com cerca de 58.492 habitantes.

4º Após um devastador terremoto em Portugal, no dia 1º de fevereiro de 1755, a família Rodrigues Gonçalves da Costa, saiu de sua terra natal e veio para o Brasil. Eles acabaram parando na cidade Guarabira, onde construíram uma capela, colocando nela a imagem de Nossa Senhora da Luz, a qual, mais tarde, tornou-se a padroeira da cidade.

5º Atualmente o Santuário Memorial Frei Damião , situado na cidade de Guarabira, é um projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho Frei Damião. .

6º Na década de 1990, a cidade de Guarabira supriu a demanda de urucum (açafrão) no Brasil, com uma safra que chegava à 1 200 toneladas por ano.

7º Guarabira é circundada por montanhas, o que dificulta a passagem dos ventos durante os dias secos, fazendo a sensação térmica aumentar nos períodos quentes.

8º A cidade possui um aeródromo com pista asfaltada, sinalizada, hangar, com capacidade para aviões de pequeno e médio porte, localizado na rodovia PB-057, que dá acesso ao litoral norte.



Relacionadas

Oferecimento