Portal T5 https://www.portalt5.com.br/ Últimas notícias da Paraíba sobre empregos, concursos, educação, saúde, nutrição, cultura, educação sexual e justiça. pt-BR Sat, 20 Apr 2024 09:00:09 -0300 Sat, 20 Apr 2024 09:00:09 -0300 João Pessoa e mais 111 municípios da PB estão em alerta de chuvas intensas https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546617-joao-pessoa-e-mais-111-municipios-da-pb-estao-em-alerta-de-chuvas-intensas/ Sat, 20 Apr 2024 09:00:00 -0300 Redação https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546617-joao-pessoa-e-mais-111-municipios-da-pb-estao-em-alerta-de-chuvas-intensas/ Ao que tudo indica, o final de semana será de chuva em boa parte da Paraíba. Em um novo relatório divulgado no início da manhã deste sábado (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou que 112 municípios da Paraíba, incluindo a capital, João Pessoa, estão em alerta de chuvas intensas. O aviso tem validade até às 10h deste domingo (21).

De acordo com o Inmet, há o risco de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Há a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja a lista completa de cidades atingidas

]]>
Para onde vai o esgoto de João Pessoa? https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546392-para-onde-vai-o-esgoto-de-joao-pessoa/ Sat, 20 Apr 2024 08:30:00 -0300 Rinaldo Pedrosa https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546392-para-onde-vai-o-esgoto-de-joao-pessoa/ O novo relatório divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), nesta sexta-feira (19), constatou que apenas quatro trechos de mar estavam próprios para banho na Grande João Pessoa João Pessoa. Além disso, ao Portal T5, o órgão explicou que a poluição dos mares na região se deve, em sua maioria, por esgotos clandestinos.

O superintendente da Sudema afirmou ainda que esses esgotos clandestinos despejados nas praias paraibanas é feito, geralmente, por prédios comerciais, como hoteis e restaurantes. E explica: “durante a pandemia [de Covid-19], a gente entende que a frequência das pessoas estava muito intensa nas residências, e nesse período houve em alguns pontos a diminuição da contaminação. Assim, provavelmente, esses lançamentos estavam sendo feitos por prédios comerciais, já que eles estavam fechados [por determinação das autoridades]”.

Csm ESGOTO PRAIA DE MANAIRA 2f3beeb473
Esgoto sendo despejado no mar, em João Pessoa. Foto: Rinaldo Pedrosa - RTC

Mas, como funciona o tratamento de esgoto de João Pessoa?

Ao Portal T5, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), explicou como funciona o processo: "O esgoto sai da residência do cliente e vai para uma estação elevatória num ponto mais baixo. Em seguida, é bombeado para uma das unidades de tratamento de esgoto da Companhia”.

“Em João Pessoa existem duas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), uma localizada em Mangabeira e outra no baixo Roger.A unidade de Mangabeira recebe e trata os esgotos da região dos bairros de Mangabeira, Valentina, Colibris, José Américo e Geisel. Todo o restante, incluindo o município de Cabedelo, é tratado na unidade do Roger”, completou.

Esgotos clandestinos

Sobre os esgotos clandestinos, a Cagepa informou que a fiscalização não fica a cargo da companhia. "Todo o esgoto doméstico da Capital, independente de ter rede coletora ou não, é destinado ao tratamento adequado. Com exceção de ligações clandestinas na rede pluvial ou lançamentos indevidos diretamente em corpos d'água, fiscalização que não fica a cargo da Companhia."

]]>
João Pessoa conta com apenas quatro trechos de mar próprios para banho https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546645-joao-pessoa-conta-com-apenas-quatro-trechos-de-mar-proprios-para-banho/ Sat, 20 Apr 2024 08:00:00 -0300 Redação https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546645-joao-pessoa-conta-com-apenas-quatro-trechos-de-mar-proprios-para-banho/ O novo relatório de balneabilidade da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), divulgado nesta sexta-feira (19), constatou que apenas quatro trechos de mar estão próprios para banho na Região Metropolitana de João Pessoa. A análise tem validade até o dia 26 de abril.

Lista de praias impróprias para banho na Paraíba

João Pessoa

Bessa I, em frente à desembocadura do Maceió do Bessa

Manaíra, em frente a quadra de Manaíra

Manaíra, em frente ao N° 1461 da Av. João Maurício

Manaíra, no final da Av. Ruy Carneiro

Manaíra, em frente ao N° 315 da Av. João Maurício

Cabo Branco, no final da Av. Monsenhor Odilon Coutinho

Cabo Branco, no final da Rua Gregório Pessoa de Oliveira

Cabo Branco, no final da Rua Áurea

Cabo Branco, em frente a rotatória do Cabo Branco

Farol do Cabo Branco, Em frente a galeria de águas pluviais

Seixas, no final da Av. das Falésias

Penha, em frente à desembocadura do Rio Cabelo

Penha, em frente à desembocadura do Rio Aratu

Jacarapé,em frente a Rua do Centro de Convenções]

Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá

Sol, em frente à desembocadura do Riacho Camurupim

Barra do Gramame, em frente à desembocadura do Rio Gramame

Cabedelo

Jacaré, na margem direita do estuário do Rio Paraíba

Miramar, no final da Av. Cassiano da Cunha Nóbrega

Ponta de Mato, No final da Rua Nossa senhora dos Navegantes

Areia Dourada, No final da Rua Projetada

Camboinha, No final da Rua Benício de Oliveira

Poço, No final da Rua Santa Cavalcanti

Ponta de Campina, Em frente a galeria de águas pluviais

Intermares, Em frente ao Maceió de intermares

Pitimbu

Pitimbú, no final da Rua da Paz

Maceió, em frente à desembocadura do riacho Engenho Velho

Guarita, em frente à desembocadura da Lagoa

Acaú/Pontinha, em frente à desembocadura do Rio Goiana

]]>
Paraíba disponibiliza mais de 400 oportunidades de emprego a partir da próxima semana; confira vagas https://www.portalt5.com.br/noticias/empregos-e-oportunidades/2024/04/546611-paraiba-disponibiliza-mais-de-400-oportunidades-de-emprego-a-partir-da-proxima-semana-confira-vagas/ Fri, 19 Apr 2024 20:50:00 -0300 Redação https://www.portalt5.com.br/noticias/empregos-e-oportunidades/2024/04/546611-paraiba-disponibiliza-mais-de-400-oportunidades-de-emprego-a-partir-da-proxima-semana-confira-vagas/ A partir da segunda-feira (22), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) estará disponibilizando 407 vagas de emprego, em 11 municípios paraibanos. A cidade de João Pessoa concentra o maior número de oportunidades, com 184 vagas, com destaque para o cargo de servente de obras com 15 vagas disponíveis.

As demais oportunidades estão distribuídas nos postos das cidades de Campina Grande, Cabedelo, Bayeux, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Guarabira, Mamanguape, Conde.

No posto Sine-PB e nas quatro unidades de atendimento localizadas em João Pessoa ainda estarão disponíveis vagas para vendedor pracista (12), costureira em geral (10) e atendente de farmácia-balconista (10), entre outras.

Na cidade de Campina Grande, serão 116 vagas, sendo carpinteiro (15), chapeiro (13), auxiliar de linha de produção (10) e servente de obras (8) as profissões com o maior número de oportunidades disponíveis.

Já em Santa Rita, serão ofertadas 35 vagas de emprego, das quais 12 para auxiliar de logística, nove para servente de obras e cinco para auxiliar de expedição, esses entre os destaques.

O Sine estadual de Guarabira vai oferecer 10 vagas de emprego, das quais quatro são para vendedor pracista e as demais para recepcionista atendente (duas), pizzaiolo (duas), consultor de vendas (duas).

A cidade de Patos terá 19 vagas. A vaga de destaque vai para ajudante de carga e descarga de mercadorias com 12 oportunidades, e as demais são para atendente de farmácia - balconista, auxiliar de logística, assistente administrativo, para auxiliar técnico de inst. de eletromecânicas duas vagas e para o cargo de costureiro a máquina na confecção em série uma vaga.

Já em São Bento, das seis vagas disponíveis, duas são para consultor de vendas, além de atendente de farmácia – balconista, vendedor interno, recepcionista em geral, auxiliar de estoque,com uma vaga para cada cargo.

Em Mamanguape, são 11 vagas disponíveis, com destaque para o cargo de vendedor de consórcio com sete vagas, vendedor pracista com três e assistente administrativo, uma vaga para o cargo.

As sete vagas disponíveis em Cabedelo estão distribuídas entre os cargos de auxiliar de financeiro, auxiliar de serviço de copa, cumin, barman, mecânicos de automóveis e caminhões, entre as vagas ofertadas, duas para cozinheiro de restaurante.

Ainda há seis vagas no posto Sine-PB - Sapé, distribuídas para os cargos de consultor de vendas, gerente comercial, técnico em saúde bucal e para operador de telemarketing ativo e receptivo duas vagas. Já no município de Bayeux, uma vaga para carpinteiro.

No município do Conde, são 12 vagas disponibilizadas para auxiliar de linha de produção e servente de obras, cinco vagas para cada cargo e outras para auxiliar de almoxarifado e pedreiro.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected]

Confira as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa - 3218-6617 - 3218-6600

Bayeux - 3253-2818

Cabedelo - 3250-3270

Cajazeiras -3531-7003

Campina Grande - 3310-9412

Guarabira - 3271-3252

Itaporanga - 3451-2819

Mamanguape - 3292-1931

Monteiro - 99863-3217

Patos - 3421-1943

Santa Rita - 3229-3505

Sapé - 3283-6460

Pombal - 3431-3545

Conde - 3298-2025

São Bento - 3444-2712

]]>
Polícias da Paraíba e Pernambuco prendem homem por violência doméstica e subtração de incapazes https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546606-policias-da-paraiba-e-pernambuco-prendem-homem-por-violencia-domestica-e-subtracao-de-incapazes/ Fri, 19 Apr 2024 20:30:00 -0300 Redação https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546606-policias-da-paraiba-e-pernambuco-prendem-homem-por-violencia-domestica-e-subtracao-de-incapazes/ As polícias civis da Paraíba e de Pernambuco, em ação conjunta realizada na última terça-feira (16), cumpriram um mandado de prisão contra um homem de 38 anos, investigado por crimes de violência doméstica e subtração de incapazes.

A prisão foi realizada por equipes da  Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de João Pessoa da Zona Sul (DEAM/Sul) e policiais da DEAM do município de Paulista/PE.

O homem era procurado pela justiça pernambucana e, após troca de informações entre as duas polícias, as equipes da DEAM/Sul localizaram o paradeiro do investigado em João Pessoa e efetuaram a sua prisão. 

As duas crianças que estavam com ele foram resgatadas e encaminhadas ao Conselho Tutelar, para as medidas legais cabíveis. Elas têm quatro anos e um ano de idade. Já o investigado foi encaminhado à Cidade da Polícia Civil, em João Pessoa.

]]>
"Cometa do diabo" poderá ser visto no Brasil neste domingo (21); veja horário https://www.portalt5.com.br/noticias/brasil/2024/04/546598-cometa-do-diabo-podera-ser-visto-no-brasil-neste-domingo-21-veja-horario/ Fri, 19 Apr 2024 20:14:00 -0300 Redação https://www.portalt5.com.br/noticias/brasil/2024/04/546598-cometa-do-diabo-podera-ser-visto-no-brasil-neste-domingo-21-veja-horario/ O “Cometa do Diabo”, também conhecido como 12P/Pons-Brooks, poderá ser visto no Brasil a partir deste domingo (21). De acordo com o Observatório Nacional, nesta data, o cometa estará mais próximo ao sol e por isso ficará mais visível.

Ainda conforme o observatório, os residentes do Nordeste já observam o cometa desde o dia 7 de abril. Contudo, não é possível confirmar se o cometa poderá ser visto a olho nu. "A intensidade do brilho desses objetos podem ser imprevisíveis. Por isso, é possível que haja a necessidade de fazer uso de outros instrumentos, tais como binóculos e telescópios".

Segundo o astrônomo Dr. Filipe Monteiro, os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa, pois ele está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro. Já a partir de maio, poderá ser observado abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17:40 às 18:30 h.

O profissional destaca ainda que dias de lua cheia são os piores para a observação, porque o brilho do satélite dificulta a visualização de objetos astronômicos.

O "cometa do diabo" tem esse nome pois no dia 20 de julho de 2023, durante uma observação realizada pelo astrônomo Elek Tamás, ele achou que o cometa estava mais brilhante, pois, provavelmente, havia sofrido alguma explosão e liberação de gás e poeira de forma inesperada. Essa explosão pode ter distorcido o cometa para forma de ferradura ou chifres e, por isso, recebeu esse apelido.

]]>
Vacinação em João Pessoa acontece em quatro pontos neste sábado (20); veja onde https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546593-vacinacao-em-joao-pessoa-acontece-em-quatro-pontos-neste-sabado-20-veja-onde/ Fri, 19 Apr 2024 19:25:00 -0300 Redação https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546593-vacinacao-em-joao-pessoa-acontece-em-quatro-pontos-neste-sabado-20-veja-onde/ As ações de vacinação em João Pessoa acontecem em quatro pontos neste sábado (20). As pessoas poderão ser imunizadas contra a dengue e Influenza nos Shopping Sul e Tambiá, até às 16h, e no Home Center Ferreira Costa.

Outro ponto de vacinação foi instalado no Parque Arruda Câmara – a Bica - onde será possível fazer a atualização da caderneta de vacinação com todas as doses de campanha e de rotina, no período das 8h às 16h.  

Neste sábado, além das ações de vacinação, a Prefeitura de João Pessoa realiza outras atividades de orientação para prevenção do mosquito Aedes aegypti, conduzidas pelas equipes da Vigilância em Saúde e com equipes de Assistência de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.  

Dengue – Nos pontos extras está disponível também a vacina que protege contra a dengue, recomendada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com o esquema composto por duas doses e intervalo de três meses entre as doses.   

Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença. O Ministério da Saúde garantiu que será disponibilizada a segunda dose para as pessoas que forem vacinadas dentro da ampliação temporária.    

Influenza – Como a influenza é um patógeno de elevada transmissibilidade, a vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção e combate, uma vez que promove a imunidade durante o seu período de maior circulação, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.  

A vacina é destinada às pessoas que fazem parte do grupo prioritário. São elas: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (aquelas mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.    

Documentação – Para vacinação é necessário apresentar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.    

Onde se vacinar neste sábado (20):

Home Center Ferreira Costa 

Apenas as vacinas que protegem contra Dengue e Influenza 

Horário: 8h às 16h   

Shopping Tambiá 

Apenas as vacinas que protegem contra Dengue e Influenza 

Horário: 9h às 16h  

Shopping Sul 

Apenas as vacinas que protegem contra Dengue e Influenza 

Horário: 10h às 16h  

Parque Arruda Câmara – a Bica 

Vacinas contra Dengue e Influenza e atualização da caderneta 

Horário: 8h às 16h  

Centro de Imunização (aberto aos sábados e domingos) 

Exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) de urgência.  

Pessoas que tiveram alguma exposição para doença, com alguns tipos de acidentes, com perfuro cortantes e no caso da antirrábica para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos. Horário: 8h às 12h.  

]]>
Entregador corre atrás de criminosos após ter a moto roubada, em João Pessoa https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546585-entregador-corre-atras-de-criminosos-apos-ter-a-moto-roubada-em-joao-pessoa/ Fri, 19 Apr 2024 18:47:00 -0300 Redação https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546585-entregador-corre-atras-de-criminosos-apos-ter-a-moto-roubada-em-joao-pessoa/ O entregador por aplicativo Alex Araújo teve sua moto roubada por três criminosos na madrugada desta sexta-feira (19). Na tentativa de reaver o veículo, seu instrumento de trabalho, o homem saiu correndo atrás dos bandidos.

O motoboy conta que já estava voltando para casa depois de um dia de trabalho e, ao passar pelo bairro do Colinas do Sul, em João Pessoa, por volta de 3h da madrugada, foi surpreendido pelos três suspeitos, que estavam armados.

Então Alex entregou a moto aos bandidos, que saíram em fuga. Num ato desesperado, o homem saiu correndo atrás dos criminosos no meio da rua, na tentativa de recuperar a motocicleta.

Ainda não há informações sobre a moto roubada nem sobre os homens que praticaram o crime.

]]>
Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira (22) https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546577-trens-voltam-a-circular-entre-cabedelo-e-santa-rita-a-partir-desta-segunda-feira-22/ Fri, 19 Apr 2024 18:05:00 -0300 Redação https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546577-trens-voltam-a-circular-entre-cabedelo-e-santa-rita-a-partir-desta-segunda-feira-22/ O tráfego ferroviário entre as estações de Cabedelo e Santa Rita, e vice-versa, voltará ao normal a partir desta segunda-feira (22). A operação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) esteve suspenso durante 14 dias para a realização da terceira e última etapa dos serviços de recuperação estrutural da ponte ferroviária sobre o rio Sanhauá.

Assim, os trens voltam a cumprir a grade horária na sua totalidade, iniciando a operação comercial às 04h52 e encerrando as 19h51. Para evitar transtornos aos usuários dos trens urbanos durante o período das obras, a CBTU disponibilizou transporte complementar através de ônibus, fazendo a interligação entre as estações da Ilha do Bispo e Bayeux e vice-versa.

]]>
Bayeux fica sem abastecimento de água neste sábado (20) https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546570-bayeux-fica-sem-abastecimento-de-agua-neste-sabado-20/ Fri, 19 Apr 2024 17:57:00 -0300 Redação https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2024/04/546570-bayeux-fica-sem-abastecimento-de-agua-neste-sabado-20/ A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que o abastecimento de água será interrompido em toda idade de Bayeux, além do bairro de Várzea Nova, em Santa Rita, a partir do meio-dia deste sábado (20). O aviso foi amplicado às 17h desta sexta-feira (19).Além disso, a falta de água nas torneiras afeta também vários bairros de João Pessoa.

A suspensão acontece a partir do meio-dia, quando será realizada manutenção preventiva de grande porte em equipamentos no Sistema Marés - que abastece localidades da Região Metropolitana de João Pessoa.

  • Clique aqui e confira os bairros afetados em João Pessoa

Retorno

O abastecimento de água será retomado, gradativamente, a partir das 10h deste domingo (21). Outras informações sobre os serviços executados pela Cagepa podem ser obtidas gratuitamente pelo teleatendimento 115, no WhatsApp (83) 98198-4495, ou no site www.cagepa.pb.gov.br.

]]>