TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
luto no futebol

Ex-jogador Chico Explosão, destaque em clubes paraibanos e nacionais, morre aos 72 anos

Chico marcou época no futebol brasileiro, com passagens por 13 clubes, incluindo o Botafogo-PB e o Campinense, onde se tornou ídolo

Por Carlos Rocha Publicado em
Image 16
Ex-jogador Chico Explosão, destaque em clubes paraibanos e nacionais, morre aos 72 anos

O ex-atacante Francisco Caraciolo Ferreira de Siqueira, conhecido como Chico Explosão, faleceu neste final de semana aos 72 anos. Natural de Pesqueira, em Pernambuco, Chico marcou época no futebol brasileiro, com passagens por 13 clubes, incluindo o Botafogo-PB e o Campinense, onde se tornou ídolo.

Chico ganhou notoriedade nacional ao atuar pelo Botafogo-PB em 1975, sendo um dos principais nomes da equipe que conquistou o Campeonato Paraibano daquele ano. Sua força e explosividade dentro de campo lhe renderam o apelido de "Explosão", destacando-se por sua habilidade e dedicação.

No ano seguinte, em 1976, brilhou novamente, desta vez pelo Campinense, ao qual foi emprestado pelo Náutico, clube onde iniciou sua carreira. No Campinense, suas atuações decisivas o consolidaram como um dos grandes nomes do futebol paraibano.

Além de sua trajetória na Paraíba, Chico deixou sua marca em diversos clubes brasileiros e também no exterior. Entre suas passagens, atuou por equipes como Coritiba, Sport e o União de Leiria, em Portugal. Pelo Coritiba, foi campeão do Campeonato Paranaense de 1978, jogando ao lado de grandes estrelas do futebol brasileiro.

O Náutico, clube que o revelou e onde Chico conquistou o Campeonato Pernambucano de 1974, emitiu uma nota de pesar lamentando o falecimento: “Nossos sentimentos aos amigos e familiares do artilheiro alvirrubro. Que seja um momento de luz e paz para todos”.

O corpo de Chico Explosão será sepultado em Pesqueira, onde começou sua trajetória nos gramados.



Relacionadas