Paraíba, terça-feira, 21 de maio de 2019
30° C
Busca

Esportes

Veja como vai funcionar o Árbitro de Vídeo na final da Copa do Nordeste 2019

Essa é a primeira vez que o método será aplicado em partidas do Nordestão

Por Carlos Rocha

21h57 - Atualizado 18/05/2019 às 00h16
Foto: Divulgação

Imagens do equipamento que será utilizado pelos Árbitros Assistentes de Vídeo (VAR) na final da Copa do Nordeste 2019 foram divulgadas nesta sexta-feira (17). As duas partidas entre Botafogo-PB e Fortaleza contarão com o sistema. Essa é a primeira vez que o método será aplicado em partidas da Copa do Nordeste.

O método de arbitragem virtual foi solicitado pela Federação Paraibana de Futebol (FPF) e acatado pela Confederação Brasileira.

A nível regional, o VAR foi utilizado pela primeira vez na final do Campeonato Pernambucano de 2017 entre Salgueiro e Sport. Um dos principais personagens dessa história foi o árbitro Péricles Bassols, que analisou as imagens na cabine ao lado de Manoel Serapião Filho e Alício Pena Júnior. Na partida de ida, a tecnologia auxiliou na marcação correta de um pênalti para o Salgueiro. Já na volta, o VAR foi decisivo para a anulação de um gol salgueirense.

O projeto do árbitro de vídeo é brasileiro e foi criado por Serapião, com o suporte institucional da Comissão de Arbitragem da CBF e da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF). O VAR não atua em todas as dúvidas que possam surgir em campo. As informações são passadas ao árbitro principal em quatro situações:

- Foi gol / Não foi gol - Foi pênalti / Não foi pênalti - Cartão vermelho direto indevido - Identificação errada do jogador punido.

De acordo com a Federação Paraibana de Futebol, a utilização do VAR no torneio não deverá gerar custos para os clubes e para as federações, tanto cearense, quanto paraibana. Todas as despesas com a utilização e operação dos equipamentos serão arcadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A partida de ida da final da Copa do Nordeste está marcada para a próxima quinta-feira (23), as 21h30, na Arena Castelão, em Fortaleza. Já o jogo de volta será no dia 29 de maio (quarta-feira), as 20h, no estádio Almeidão, em João Pessoa.