Paraíba, quarta-feira, 18 de julho de 2018
19° C
Busca

Esportes

Duelo de Série A: Ceará e Bahia começam disputa por vaga na final da Copa do Nordeste

Em mau momento no Brasileirão, agora cearenses e baianos voltam as atenções para o futebol regional.

Por Vitor Feitosa

12h54
A torcida do Vozão promete fazer barulho no Castelão esta noite
A torcida do Vozão promete fazer barulho no Castelão esta noite Foto: Reprodução/Cearasc.com.br

Na última terça-feira (19), a Copa do Nordeste voltou com tudo em sua fase de semifinal. Mesmo em meio à Copa do Mundo da Rússia, que detém as atenções do mundo inteiro, Sampaio Corrêa e ABC começaram a disputar uma vaga na final do torneio regional. Na primeira partida, em São Luís, a Bolívia Querida saiu na frente e venceu o alvinegro potiguar por 1 a 0.

Agora é a vez de Bahia e Ceará, que iniciam nesta quinta-feira (21) um duelo especial na outra semifinal, em um momento em que ambas as equipes se encontram atualmente na Série A do Campeonato Brasileiro. Além disso, será uma espécie de revanche entre os dois gigantes, já que em 2015 eles decidiram a Copa do Nordeste, terminando com o Vozão como campeão.

A primeira partida do confronto acontece na Arena Castelão, em Fortaleza, e está marcada para às 21h45, com transmissão do Portal T5 e da TV Tambaú, inclusive. O momento de cearenses e baianos é semelhante: os dois pressionados, e figurando na zona de rebaixamento da Série A.

A situação do Ceará, porém, é mais preocupante. Em 12 partidas disputadas no Brasileirão até agora, os alvinegros não venceram uma sequer, e amargam a lanterna com apenas cinco pontos ganhos. Além disso, já estão como o terceiro treinador desde o início do torneio. Após o desligamento de Chamusca, Jorginho assumiu e, apenas três jogos depois, pediu demissão. Com isso, Lisca foi contratado e comanda a equipe.

Já o Bahia, com ainda mais investimento que o adversário, também não faz boa campanha no Campeonato Brasileiro. É o 17º colocado, primeiro na zona de rebaixamento, com somente três vitórias em 12 jogos. O desempenho ruim acabou causando a demissão do treinador Guto Ferreira no início do mês. Para substituí-lo, o Tricolor de Aço foi buscar Enderson Moreira do América-MG, que vai estrear justamente esta noite.

Quando se fala em títulos, ambos já tiveram o prazer de conquistar a Copa do Nordeste. O Ceará vai em busca da segunda conquista, após ter vencido em 2015. O Bahia, por sua vez, já tem três títulos, sendo o atual campeão do Nordestão.

Prováveis escalações:

Ceará – Everson; Arnaldo, Rafael Pereira, Tiago Alves e Romário; Pio, Naldo, Reina e Ricardinho; Felipe Azevedo e Elton. Técnico: Lisca.

Bahia – Anderson; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Elton, Gregore, Élber, Régis e Zé Rafael; Kayke; Técnico: Enderson Moreira.

Copa do Nordeste – Semifinal – Ida

Ceará x Bahia – Arena Castelão, Fortaleza (CE) – 21h45

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO).