TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
conheça

FIFA lança mascotes da Copa 2026 em homenagem às nações anfitriãs

Esta será a primeira vez na história que o Mundial será realizado em três países simultaneamente

Por Redação T5 Publicado em
Mascotes copa 2026
Cada mascote foi criado para homenagear as nações anfitriãs (Foto: Fifa/Divulgação)

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nessa quinta-feira (25) os mascotes oficiais da Copa do Mundo de 2026, que será sediada simultaneamente por três países: Estados Unidos, Canadá e México. Cada um dos personagens foi criado para homenagear a cultura e os símbolos nacionais de suas respectivas nações.

Os mascotes escolhidos são Maple, um alce que representa o Canadá; Zayu, a onça-pintada, símbolo do México; e Clutch, a águia-americana, representante dos Estados Unidos. Segundo a Fifa, esses três personagens foram desenvolvidos para refletir "a vibrante cultura, a herança e o espírito de seus respectivos países, unindo-se para simbolizar a unidade, a diversidade e a paixão compartilhada pelo esporte".

A edição de 2026 marcará a 16ª vez que a Copa do Mundo contará com mascotes oficiais. Ao longo dos anos, os mascotes foram inspirados por figuras humanas, artísticas, animais e frutas e até etéreas.

Esta será a primeira vez na história que o Mundial será realizado em três países simultaneamente. Até hoje, a única exceção havia sido a Copa de 2002, que foi organizada em conjunto pelo Japão e Coreia do Sul.

Conheça os mascotes:

Maple, o alce, nasceu para viajar, passando por todas as províncias e territórios do Canadá, conectando-se com as pessoas e abraçando a rica cultura do país. Artista apaixonado por street style, entusiasta de música e goleiro dedicado, Maple encontrou seu propósito por meio da criatividade, resiliência e individualidade sem remorso. Com um talento especial para fazer defesas lendárias e um coração cheio de força e liderança, Maple combina histórias sem fim com um talento inabalável.

FIFA World Cup 26 mascot Maple
Maple, o alce (Foto: Fifa/Divulgação)

Zayu, uma onça-pintada, das selvas do sul do México, personifica a rica herança e o espírito vibrante do país. Com um nome inspirado em união, força e alegria, Zayu se transforma em campo como um atacante, exibindo engenhosidade e agilidade excepcionais que intimidam os defensores. Fora de campo, Zayu abraça a cultura mexicana por meio da dança, da comida e da tradição, unindo pessoas através das fronteiras com paixão. Mais do que um atleta, Zayu é um símbolo de celebração e conexão cultural, carregando com orgulho o coração do México.

FIFA World Cup 26 mascot Zayu
Zayu, a onça-pintada (Foto: Fifa/Divulgação)

Clutch, a águia-americana, possui uma sede insaciável por aventura, voando pelos Estados Unidos e abraçando cada cultura, jogo e momento com curiosidade e otimismo sem limites. Destemido em campo e inspirador fora dele, Clutch lidera pela ação — mobilizando companheiros de equipe, elevando o ânimo e transformando cada desafio em uma oportunidade de ascensão. Uma centelha social e fanático por esportes, Clutch, como todos os grandes meio-campistas, une as pessoas por onde passa, provando que o verdadeiro voo é sobre propósito, paixão e jogo.

FIFA World Cup 26 mascot Clutch
Clutch, a águia-americana (Foto: Fifa/Divulgação)


Relacionadas

Mais Lidas