quarta-feira, 03 de junho de 2020
Busca

Esportes

Esportes

Campeonato Brasileiro de Futebol Americano é adiado por tempo indeterminado

Decisão acontece em razão da pandemia do novo coronavírus.

Por Redação Portal T5

08h57 - Atualizado 07/05/2020 às 09h30
Disputas estão suspensas por tempo indeterminado
Disputas estão suspensas por tempo indeterminado Foto: Reprodução / Instagram

Um comunicado da Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA) confirma que o Campeonato Brasileiro da modalidade deste ano está suspenso por tempo indeterminado em razão da pandemia do novo coronavírus.

“Um jogo da BFA envolve muita gente, desde jogadores até vendedores ambulantes em estádios. O cenário atual no Brasil e no mundo exige medidas fortes para que possamos proteger a saúde de todas essas pessoas. Promover jogos de futebol americano, dentro da situação em que estamos vivendo, seria colocar em risco a saúde de todos os envolvidos. Por isso definimos, inicialmente, que o campeonato não começaria em julho, como havia sido programado”, diz um trecho do texto da postagem realizada no perfil da LBFA no Instagram.

A instituição também informou que um novo formato de disputa deverá ser elaborado. As equipes seriam convidadas. Os que decidirem não participar, não terão nenhum tipo de punição. Vale lembrar que o paraibano João Pessoa Espectros é o atual campeão da liga.

Confira

Ver essa foto no Instagram

Um jogo da BFA envolve muita gente, desde jogadores até vendedores ambulantes em estádios. O cenário atual no Brasil e no mundo exige medidas fortes para que possamos proteger a saúde de todas essas pessoas. Promover jogos de futebol americano, dentro da situação em que estamos vivendo, seria colocar em risco a saúde de todos os envolvidos. Por isso definimos, inicialmente, que o campeonato não começaria em julho, como havia sido programado. Para diminuir custos reduzimos, em um primeiro momento, a temporada regular das equipes da Elite, e todos passariam a disputar 4 jogos antes dos playoffs. Já em um passo seguinte, analisamos as possibilidades de execução da BFA: fase regular e playoffs regionais seguidos de fase nacional; cancelamento da fase nacional e encerramento com campeões regionais; disputa regionalizada com jogos dentro do estado seguidos de playoffs dentro da região; essas foram algumas opções elaboradas. Em paralelo, monitoramos a evolução do cenário em cada estado do Brasil, bem como acompanhamos a situação dos times durante esse período. Observamos que a questão financeira foi drasticamente afetada; tanto dos times, com a perda de patrocínios ou formas públicas de captação, como dos jogadores, com vários perdendo os seus empregos e fontes de renda. Pudemos perceber que, a cada dia que passa, o quadro se agrava e que não há previsão de melhora. Ninguém pode definir uma data para que as atividades voltem a acontecer normalmente. Por isso, considerando os decretos estaduais que prorrogam a quarentena constantemente e as decisões já tomadas em outros esportes, acreditamos que o ideal para a BFA seja suspender sua temporada de 2020 até que se possa fazer alguma previsão sobre o retorno das atividades. Desta maneira, a BFA pode ocorrer caso o cenário evolua em tempo hábil e com os times que considerarem possível participar da disputa. Caso haja tempo, a definição de modelo de disputa, grupos e calendários será realizada com os times que quiserem participar, sem punição àqueles que decidirem por não participar em 2020.

Uma publicação compartilhada por Liga BFA (@ligabfaoficial) em

Leia Também: Aprovada redução nas mensalidades de escolas particulares na Paraíba durante a pandemia

+ Universidade na PB desenvolve equipamento que facilita intubação de pacientes com covid-19

+ Em quatro meses, número de raios no Ceará dobra em comparação a todo ano de 2019

+ "Solinho do Caixão": hit baseado em meme leva cantor paraibano ao topo das paradas

+ Saulo Poncio doa coleção de tênis

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.