sexta-feira, 06 de dezembro de 2019
Busca

Esportes

Esportes

Aos quatro anos, atleta mirim é promessa do BMX em João Pessoa

A rotina de Luís Gustavo é recheada de muita determinação. Doces e guloseimas passam bem longe de quem, com apenas quatro anos, sabe o que quer no futuro.

Por Redação Portal T5

10h33 - Atualizado 05/08/2019 às 16h44
Guga durante um dos treinos
Guga durante um dos treinos Foto: Reprodução / Instagram

João Pessoa tem a capacidade de produzir personagens que lhe darão um futuro ainda mais bonito e provedor. É onde o sol nasce primeiro que está um dos mais jovens apaixonados por BMX. Desportista nato, com apenas quatro anos, Luís Gustavo sabe bem o que quer para o futuro: ser uma das referências nacionais na modalidade.

A família reside no coração da cidade, o bairro de Tambiá. Ali perto está o Parque da Lagoa. E com todo cenário à disposição, é lá onde Guga (como é chamado) treina desde os dois anos de idade – quando ganhou a primeira bike.

+ Marinha nega possibilidade de tsunami no Nordeste brasileiro após tremor no oceano

+ Saques do FGTS começam em setembro; veja como retirar o dinheiro

Bruna Rimar e Guga
Bruna Rimar e Guga Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Em entrevista ao Portal T5, Bruna Rimar, mãe do garoto, falou sobre a paixão do filho – que é só orgulho. “O Guga começou a andar de bike desde os dois anos. O início foi em uma balance bike (um tipo de bicicleta que não tem pedais ou rodas). Isso foi pra que ele não perdesse o equilíbrio, aprendesse a andar só. Daí teve início a paixão”.

A família é fascinada pelos esportes. Bruna, por exemplo, arriscava manobras no skate. “Eu sempre pratiquei. O Guga sempre esteve comigo nesse ambiente, nas pistas e sempre se enturmava com a galera. A pista tornou-se algo comum na vida dele. Mais a frente, ele desceu a primeira rampa dele. Porque ele quis mesmo! Ficamos empolgamos e começamos a incentivar”, destacou.

O pai do garoto, Gustavo Macedo, também é um apaixonado pela aventura. O motocross é o esporte pelo qual ele é apaixonado.

Começamos a pesquisar como seria pra o Guga começar a pedalar. As bicicletas nacionais são um tanto ‘estranhas’ no tocante a pedalada. A gente pesquisou durante seis meses as que tinham de BMX que fosse pra o tamanho dele, infelizmente não tinha no Brasil. ‘Mandamos descer uma’ e ele ficou encantado. Uma semana após isso, ele pedalou”, relevou.

“Ele acorda de manhã, se arruma e já pega a bicicleta. Após chegar da escola, ele dorme e depois vai treinar. Ele adora! Confesso que também gosto. Ele gasta tudo que é energia”.

Em função da pouquíssima idade, a mãe contou que Guga ainda não tem referências no esporte. “Acho que ele se inspira muito nos tios, que também andam de bicicleta. Comprei uma bicicleta pra mim no intuito de incentivá-lo também”.

Família do Guga reunida
Família do Guga reunida Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Atleta da família

Gustavo é regrado. Não gosta de coisas tipicamente preferidas pelas crianças. Doces, guloseimas e coisas do tipo passam longe do cardápio. “Ele é o atleta lá de casa. Ele não gosta de refrigerantes e dessas coisas, tipo besteirinhas. Ele é todo saudável. A fofura da mamãe”.

Competições e futuro

Bruna relevou que ainda não surgiram crianças da mesma idade pra competir com Guga em torneios locais. Mas, no que depender da família, Guga presenteará a cidade do coração com muitos troféus e títulos.

Nessa idade, a maioria das crianças ainda tá aprendendo a pedalar. Fica um pouco mais complicado. Entretanto, sabemos que no ano que vem vão adicionar a categoria dele no Rio de Janeiro. Estamos fazendo planos. Não há nada confirmado pois trata-se de investimento”, completou.

Chegamos a conseguir um apoio de uma loja em São Paulo. Não é patrocínio, é apoio. Mas, isso já o faz feliz. E assim nós também ficamos”, finalizou.

Nesta segunda-feira (5), João Pessoa e a TV Tambaú fazem aniversário. Enquanto a cidade completa 434 anos, a emissora chega aos 28. O Guga resolver homenageá-las com uma mensagem de carinho.

Confira

Guga é uma das promessas para o futuro do esporte da Paraíba
Guga é uma das promessas para o futuro do esporte da Paraíba Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal