TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
projeto social

Skate muda a vida de jovens em bairro de João Pessoa

O projeto Skate na Base hoje tem quase 20 alunos, e acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras no bairro do Rangel.

Por Redação Publicado em
Skate
O skate vem transformando a vida de jovens no bairro do Rangel, em João Pessoa. O skate vem transformando a vida de jovens no bairro do Rangel, em João Pessoa. Imagem: TV Tambaú

É muito comum ver jovens de comunidades mais humildes se envolverem com o crime e com as drogas por não terem outra alternativa que os faça enxergar um futuro melhor. Mas os projetos sociais pelo Brasil surgem exatamente com esse objetivo: tirá-los da ociosidade e dar a eles uma perspectiva melhor, quase sempre associada ao esporte.

Foi essa a ideia que motivou a criação do projeto Skate na Base, no bairro do Rangel em João Pessoa. São cinco anos de história, em que são ministradas aulas de skate em uma praça da região para qualquer um participar, como conta o fundador Jonharly Coutinho.

“A ideia é pegar a gurizada que está com tempo ocioso. Temos a praça aqui, que é um ótimo lugar para fazer exercícios, e também tem gente de todas as idades, com 7, 8, 15 e 20 anos”, explica.

O Skate na Base hoje tem quase 20 alunos, e acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras. E apesar de o skate ainda ser dominado por homens, o projeto também atraiu mulheres. “Eu estava aqui na rua e vi meus amigos andando na praça, aí bateu a vontade também. No início foi difícil, por causa das manobras, mas com o tempo você se acostuma”, diz Fernanda Coutinho, uma das alunas.

A importância que tem o projeto na vida dos alunos é destacada por eles mesmos, que têm grande noção do que significa essa iniciativa. “Se não fosse o skate eu ficaria todo esse tempo sem fazer nada, sem aprender nada. E aqui a gente tem muitas amizades, muitas coisas boas”, ressalta o aluno Felipe Martins.



Relacionadas