TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
resultado

João Pessoa divulga lista final de aprovados no concurso de agentes de saúde e endemias

A qualificação teve 40 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, divididas em cinco módulos, com os candidatos distribuídos em cinco turmas

Por Carlos Rocha Publicado em
Agente comunitario de saude visita
João Pessoa divulga lista final de aprovados no concurso de agentes de saúde e endemias (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Foi publicada, na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial de João Pessoa, a lista de aprovados e classificados no concurso de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), após a conclusão do curso de formação, que teve caráter eliminatório e classificatório. A lista completa pode ser acessada AQUI.

Para participar da formação, os candidatos convocados efetuaram matrícula por meio do sistema 1Doc. O curso foi realizado pela Escola Técnica de Saúde do Centro Profissional e Tecnológico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o objetivo de qualificar os candidatos para desenvolver ações de cuidado integral às comunidades onde atuariam.

O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, destacou a importância da qualificação: “Foi uma grande satisfação iniciarmos o curso de formação profissional para os aprovados. Foi uma etapa essencial de qualificação, reforçando o compromisso com a excelência no serviço público. A formação garantia que esses profissionais estivessem preparados para atuar nas comunidades, promovendo saúde, prevenção e cuidado”, afirmou.

A qualificação teve 40 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, divididas em cinco módulos, com os candidatos distribuídos em cinco turmas. As aulas teóricas aconteceram entre 11 de julho e 9 de agosto, e as práticas foram realizadas de 18 de agosto a 5 de setembro. O resultado final foi oficializado em 16 de setembro.

Durante o treinamento, os candidatos aprenderam sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a estrutura da Rede de Saúde de João Pessoa, o Programa de Saúde da Família (PSF), atribuições do ACS e ACE, políticas públicas, controle social no SUS, noções básicas de Vigilância em Saúde, técnicas de entrevista, visita domiciliar, cadastramento das famílias e outros conteúdos.

De acordo com o edital, foram eliminados do concurso os candidatos que não efetuaram matrícula, se afastaram do curso, não frequentaram pelo menos 85% das aulas ou não atingiram 60% de aproveitamento nas avaliações teóricas e práticas.

As provas do concurso haviam sido realizadas em dezembro de 2024, com o resultado final publicado em 28 de fevereiro de 2025. Os aprovados devem reforçar os serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assumindo funções essenciais no atendimento à população.



Relacionadas

Mais Lidas