João Pessoa divulga lista final de aprovados no concurso de agentes de saúde e endemias
A qualificação teve 40 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, divididas em cinco módulos, com os candidatos distribuídos em cinco turmas
Foi publicada, na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial de João Pessoa, a lista de aprovados e classificados no concurso de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), após a conclusão do curso de formação, que teve caráter eliminatório e classificatório. A lista completa pode ser acessada AQUI.
Para participar da formação, os candidatos convocados efetuaram matrícula por meio do sistema 1Doc. O curso foi realizado pela Escola Técnica de Saúde do Centro Profissional e Tecnológico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o objetivo de qualificar os candidatos para desenvolver ações de cuidado integral às comunidades onde atuariam.
O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, destacou a importância da qualificação: “Foi uma grande satisfação iniciarmos o curso de formação profissional para os aprovados. Foi uma etapa essencial de qualificação, reforçando o compromisso com a excelência no serviço público. A formação garantia que esses profissionais estivessem preparados para atuar nas comunidades, promovendo saúde, prevenção e cuidado”, afirmou.
A qualificação teve 40 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, divididas em cinco módulos, com os candidatos distribuídos em cinco turmas. As aulas teóricas aconteceram entre 11 de julho e 9 de agosto, e as práticas foram realizadas de 18 de agosto a 5 de setembro. O resultado final foi oficializado em 16 de setembro.
Durante o treinamento, os candidatos aprenderam sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a estrutura da Rede de Saúde de João Pessoa, o Programa de Saúde da Família (PSF), atribuições do ACS e ACE, políticas públicas, controle social no SUS, noções básicas de Vigilância em Saúde, técnicas de entrevista, visita domiciliar, cadastramento das famílias e outros conteúdos.
De acordo com o edital, foram eliminados do concurso os candidatos que não efetuaram matrícula, se afastaram do curso, não frequentaram pelo menos 85% das aulas ou não atingiram 60% de aproveitamento nas avaliações teóricas e práticas.
As provas do concurso haviam sido realizadas em dezembro de 2024, com o resultado final publicado em 28 de fevereiro de 2025. Os aprovados devem reforçar os serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assumindo funções essenciais no atendimento à população.



