João Pessoa inscreve alfabetizadores e tradutores de Libras até esta segunda-feira (10)
Estão sendo ofertadas 50 vagas para alfabetizadores populares voluntários e 10 vagas para tradutores-intérpretes de Libras, além da formação de um quadro de reserva

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de João Pessoa terminam nesta segunda-feira (10 de março). A seleção visa recrutar voluntários para atuar como alfabetizadores populares e tradutores-intérpretes de Libras no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Ministério da Educação (MEC). Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/selecao_eja/pba/ e preencher o Anexo II da ficha de inscrição, anexando a documentação exigida.
Estão sendo ofertadas 50 vagas para alfabetizadores populares voluntários e 10 vagas para tradutores-intérpretes de Libras, além da formação de um quadro de reserva. Do total, 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência (PcD).
Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes critérios: ser brasileiro, ter no mínimo 18 anos, possuir formação em ensino médio Normal (Magistério), ser estudante a partir do 5º período de Pedagogia ou ter licenciatura completa em alguma área do conhecimento. Também é necessário ter disponibilidade de 20 horas semanais para exercer a função de alfabetizador popular voluntário.
Os selecionados que estiverem com turmas ativas e em efetivo exercício receberão uma bolsa de R$ 1.200,00, paga pelo Governo Federal. A divulgação do período de entrevistas está prevista para o dia 17 de março.
Uma das funções dos alfabetizadores será identificar e cadastrar, no mínimo, 15 jovens, adultos e idosos não alfabetizados, garantindo-lhes acesso ao processo de aprendizagem da leitura, escrita e letramento matemático.
O edital completo pode ser consultado no Diário Oficial pelo link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/2025_Diario_725_26-02.pdf.