TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Educação

Fies abre inscrições nesta terça (12); saiba como participar

Programa oferta mais de 100 mil vagas em instituições privadas de ensino; 50% dos lugares serão destinados a estudantes de baixa renda

Por SBT News Publicado em
Fies digital
Fies inscreve a partir desta terça (12) (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) libera, nesta terça-feira (12), as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2024. O cadastro deve ser realizado no portal Acesso Único até 15 de março. Ao todo, essa edição conta com a oferta de 112.168 vagas em mais de mil instituições privadas.

Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter feito uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das provas igual ou superior a 450 pontos, bem como não ter zerado a redação. O candidato também deve comprovar renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.236).

Todas as instituições e opções de vagas disponíveis podem ser consultadas no portal. Para conferir, basta clicar no botão "Consultar oferta de vagas", página que exibirá as ofertas disponíveis por estado, município, nome do curso e conceito no MEC. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher até três opções de curso em instituições privadas.

O Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser quitado após a formatura, pode cobrir de 50% (bolsa parcial) até 100% (bolsa integral) do curso, dependendo da renda familiar do estudante. A divulgação do resultado dos pré-selecionados é será no dia 21 de março.

Neste ano, o programa contará com novas regras. Entre elas está a reserva de 50% das vagas para estudantes inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo (R$ 706). Para esses estudantes, do chamado Fies Social, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Confira o cronograma do Fies para o primeiro semestre de 2024:

  • Consulta da oferta de vagas: 12 de março a 30 de abril
  • Inscrição: 12 a 15 de março
  • Resultado da pré-seleção: 21 de março
  • Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: 22 a 26 de março
  • Lista de espera: 28 de março a 30 de abril

Relacionadas