TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Em agosto

Setor de serviços: PB tem maior alta do Nordeste, revela IBGE

As atividades profissionais, administrativas e complementares tiveram o maior impacto positivo

Por Carlos Rocha Publicado em
Comercio em João Pessoa
Comercio em João Pessoa (Foto: Reprodução/Secom-JP)

A Paraíba foi destaque no mês de agosto ao apresentar o maior crescimento no volume de serviços entre os estados do Nordeste, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado registrou uma expansão de 8,4% em agosto em comparação ao mesmo mês do ano anterior, superando significativamente a média nacional, que foi de apenas 0,9%.

Entre os estados do Nordeste, a Paraíba (8,4%) liderou o crescimento, seguida por Maranhão (6,6%) e Sergipe (4,7%). Pernambuco foi o único estado a apresentar variação negativa, com uma queda de -3,2% em agosto em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

No acumulado do ano, de janeiro a agosto, a Paraíba continua mantendo um desempenho excepcional no setor de serviços, registrando um crescimento de 12,5%. Isso a coloca como o segundo estado com a maior taxa de crescimento do país, ficando atrás apenas de Mato Grosso, que registrou uma taxa de 18%. No mesmo período, o crescimento do setor de serviços no Brasil foi de 4,1%.

O crescimento do volume de serviços em agosto de 2023 ocorreu principalmente em duas das cinco áreas de divulgação e abrangeu 49,4% dos 166 tipos de serviços investigados. As atividades profissionais, administrativas e complementares tiveram o maior impacto positivo, seguidas pelas áreas de informação e comunicação. Essas áreas foram impulsionadas por atividades como limpeza, locação de automóveis, serviços de engenharia, atividades jurídicas e cobranças e informações cadastrais.

No acumulado do ano, quatro das cinco áreas de divulgação apresentaram expansão, com 58,4% dos 166 tipos de serviços registrando crescimento. O setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio foi o que teve a maior contribuição positiva, seguido pelas áreas de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, e serviços prestados às famílias. A única área com influência negativa foi a de "outros serviços," que registrou uma variação de -0,4% no acumulado do ano.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE passou por atualizações em 2023, incluindo mudanças na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e atividades, bem como alterações metodológicas, a fim de refletir as mudanças econômicas na sociedade.

A PMS é um indicador importante para acompanhar o desempenho do setor de serviços, que tem grande relevância na composição do Produto Interno Bruto (PIB) do país e dos estados, juntamente com o setor de comércio.

Leia também:


Relacionadas