TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
sisu 2º semestre

Inscrições para o SiSU terminam nesta quinta (22); UFPB oferece 744 vagas

Por Carlos Rocha Publicado em
UFPB
UFPB (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou o edital da Chamada Regular para os estudantes aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) - 2ª Edição 2023, na última terça-feira (20). Nele consta a informação de que o encerramento das inscrições ocorrem nesta quinta-feira (22). A instituição oferece 744 vagas disponibilizadas em 76 cursos de graduação durante o período letivo 2023.2 da UFPB.

A seleção e a classificação dos candidatos às vagas da chamada regular são realizadas pelo SiSU/MEC, através do Portal do SiSU. De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação, os resultados da seleção serão divulgados no dia 27 de junho.

O cadastramento dos candidatos ocorrerá nos dias 29 de junho (quinta-feira), a partir das 8h, até às 17h do dia 30 de junho (sexta-feira). Essa etapa de cadastramento será realizada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFPB), abrangendo todos os cursos participantes do SiSU - 2ª Edição 2023.

Os candidatos devem verificar o dia e horário específicos para realizar o cadastramento dos documentos exigidos, conforme calendário disponibilizado no edital (Tabela no Anexo IV do documento), de acordo com o curso escolhido.

Fui selecionado, e agora?

Após serem selecionados na chamada regular do SiSU, os candidatos receberão um código de acesso ao SIGAA, encaminhado para o e-mail fornecido durante a inscrição no SiSU 2ª Edição de 2023, conforme as normas estabelecidas pelo INEP. Com esse código, os estudantes deverão acessar o Sistema, preencher o formulário e anexar a documentação comprobatória específica para a modalidade de vaga escolhida. Todas as regras referentes ao cadastramento e ao envio da documentação estão detalhadas minuciosamente no edital.

Os resultados da análise documental serão divulgados até o dia 03 de julho, e os candidatos indeferidos terão até às 17h do dia 04 de julho para retificar os documentos apresentados. A retificação só poderá ser realizada uma única vez, e o resultado final dessa etapa será disponibilizado até o dia 05 de julho.

A instituição mencionou que é responsabilidade exclusiva dos candidatos realizar o cadastramento online, além de acompanhar quaisquer alterações nas etapas do SiSU - 2ª Edição 2023 por meio dos sites do MEC (www.mec.gov.br), do SiSU (www.sisu.mec.gov.br) e da Pró-Reitoria de Graduação da UFPB (www.prg.ufpb.br).

Os candidatos que forem classificados dentro do limite de vagas oferecidas pela UFPB para cada curso de graduação, mas não realizarem o cadastramento obrigatório dentro das condições e prazos estabelecidos no Edital, perderão o direito à vaga.

Lista de Espera

Após a chamada regular, as vagas remanescentes do SiSU 2ª Edição 2023, resultantes de não ocupação ou desistência, serão preenchidas por meio de uma Lista de Espera, utilizando a relação de candidatos inscritos fornecida pelo SiSU/MEC.

Para participar da Lista de Espera, os candidatos deverão manifestar interesse em apenas um dos cursos escolhidos durante a inscrição no período de 27 de junho a 04 de julho, por meio da página do SiSU/MEC.

Cotas e Bonificação Estadual

Além das vagas oferecidas pela política de reserva de vagas estabelecida pela Lei nº 12.711/2012 (Lei de cotas), a UFPB também conta com a bonificação de inclusão estadual para os candidatos que residem no Estado da Paraíba e concluíram integralmente o Ensino Médio em instituições de ensino regular, tanto públicas quanto privadas.

Conforme o edital, os candidatos devem optar por apenas uma das políticas afirmativas, não sendo permitida a aplicação cumulativa dessas duas políticas, de acordo com os termos da Portaria Normativa SESU/MEC nº 21/2012, que rege o processo seletivo.



Relacionadas