segunda-feira, 09 de dezembro de 2019
Busca

Portal T5

Economia

Pesquisa aponta que 16% dos brasileiros fizeram financiamentos no último ano

São seis pontos percentuais a mais do que no último levantamento.

Por Redação Portal T5

09h30
Foto: Reprodução/ Internet

O número de brasileiros que recorrem a financiamentos está subindo. Uma pesquisa feita pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas indica que 16% dos brasileiros contrataram algum tipo de financiamento nos últimos 12 meses.

São seis pontos percentuais a mais do que no último levantamento.

Os itens mais financiados pelos brasileiros são os automóveis. Cinco em cada dez consumidores que recorreram a essa modalidade de crédito usaram o serviço para comprar um carro.

O educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, diz que o financiamento pode ser uma boa alternativa na hora de realizar um sonho, mas muita gente ainda não se planeja para o pagamento das parcelas.

“Afinal de contas, temos que lembrar também que 23% declararam que fazem os cálculos de cabela ou nem fazem esses controles. Isso também nos leva a imaginar os 11% que nem se preocuparam com a taxa de juros ou outras taxas que possam vir nesse contratos.”

De acordo com a pesquisa do SPC Brasil, 24% dos consumidores que tentaram financiar um automóvel no último ano tiveram o pedido de crédito negado.

No caso da compra de imóveis, esse índice foi de 15%. Segundo José Vignoli, é mais um indício da falta de planejamento.

“A falta de renda chama muito a atenção porque isso mostra que as pessoas estão querendo comprar alguma coisa completamente fora da sua realidade financeira. Por isso os agentes financeiros não aprovam o crédito.”

Atualmente, entre os brasileiros que estão quitando um financiamento, 14% dizem que estão com, pelo menos, uma parcela atrasada. Em média, cada contrato tem 19 prestações.

*Com informações do repórter Victor Brown da Jovem Pan