Paraíba, quinta-feira, 20 de junho de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Economia

39% dos brasileiros estão otimistas com a economia e maioria acha que finanças pessoais vão melhorar

Apesar do crescimento expressivo, a percepção da maioria ainda está pessimista.

Por Redação Portal T5

09h49 - Atualizado 20/03/2019 às 10h47

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelam que, no último mês de fevereiro, o Indicador de Confiança do Consumidor alcançou 49 pontos, frente a 43 observados em fevereiro de 2018, apresentando um avanço de 14,5% na comparação anual. Apesar do crescimento expressivo, a percepção da maioria ainda está pessimista. A comparação com o dado de janeiro de 2019, quando se observou os mesmos 49 pontos, mostra que o avanço da confiança perdeu força no último mês.

A sondagem procurou saber o que os brasileiros esperam sobre o futuro da economia e de suas finanças. De acordo com o levantamento, 39% dos brasileiros estão otimistas com a economia para os próximos meses, enquanto outros 34% se mantêm neutros, ou seja, não afirmam que as condições econômicas do país estarão melhores ou piores daqui seis meses. Já 23% disseram estar pessimistas.

Entre os que acreditam na retomada da economia, a maior parte, 37%, credita isso à percepção de que haverá mais estabilidade política. 32% dizem perceber que as pessoas estão mais otimistas; 30% concordam com as medidas econômicas do governo; 23% dizem notar melhora dos indicadores econômicos; e 19% não sabem ao certo justificar seu otimismo.

Quando questionados sobre o que esperam para os próximos seis meses em relação às suas finanças, 68% acham que sua vida financeira vai melhorar, contra apenas 8% que acreditam em uma piora. Há ainda 21% de entrevistados neutros. Já entre os que estão confiantes com a vida financeira nos próximos seis meses, 44% fiam sua confiança na possibilidade de melhora da situação econômica do país e 34% esperam conseguir um aumento do salário ou um novo emprego.

Leia Também:

+ Iniciada pré-venda de ingressos para turnê de Sandy e Júnior

+ Após virar meme, Bettina desmente como conseguiu fortuna

+ Superlua poderá ser vista nesta quarta-feira (20)

+ Vídeo: Diretoria autoriza e torcida entra em vestiário para cobrar ‘vontade’ a jogadores de time na PB

+ Com 1.100 vagas e salários de até R$ 3,8 mil, terminam hoje as inscrições em concurso do Exército