TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
BBB24

Quem é virgem pode usar absorvente interno? Especialista explica

Doutora Wanuzia Miranda esclareceu dúvidas no programa Com Você, da TV Tambaú

Por Carlos Rocha Publicado em
Virgem beatriz reage apos matteus sugerir uso de absorvente interno assista 1 63432
Quem é virgem pode usar absorvente interno? Especialista explica

A sexualidade feminina continua a ser um tema rodeado por uma aura de tabu e desinformação. No entanto, é essencial abordar questões que afetam a vida de muitas mulheres, como o uso de absorventes íntimos e coletores menstruais.

Recentemente, durante uma conversa no reality show Big Brother Brasil 24, uma participante expressou sua preocupação em entrar na piscina devido ao período menstrual, desencadeando uma discussão sobre o assunto.

Diante disso, nesta quarta-feira (13), a aperesentadora Fernanda Albuquerque, do programa Com Você da TV Tambaú, conversou com a doutora Wanuzia Miranda, especialista em ginecologia, para desmistificar questões relacionadas ao uso desses produtos e à sexualidade feminina.

A doutora Wanuzia Miranda ressalta a importância de conhecer bem o próprio corpo antes de utilizar absorventes internos. Muitas mulheres, especialmente as que ainda são virgens, têm receios e dúvidas sobre a inserção desses produtos. A compreensão da anatomia vaginal, como a presença e o tipo do hímen, pode influenciar a capacidade de utilizar esses produtos sem desconforto.

A aversão ao uso de absorventes internos, coletores e outros produtos vaginais muitas vezes está enraizada em tabus sociais que desencorajam as mulheres de explorar e compreender seus corpos. A doutora Wanuzia Miranda enfatiza a necessidade de superar essas barreiras e incentivar a educação sexual desde cedo, para que as mulheres possam fazer escolhas informadas sobre sua saúde íntima.

Outra preocupação comum é o medo de vazamentos. A doutora Wanuzia Miranda esclarece que, na maioria dos casos, os vazamentos não ocorrem devido a uma inserção inadequada do absorvente interno, mas sim devido ao uso de um tamanho inadequado para o fluxo menstrual. É essencial que cada mulher conheça seu fluxo e escolha o produto mais adequado para suas necessidades.

Quanto ao uso do coletor menstrual, a doutora Wanuzia Miranda destaca a necessidade de trocá-lo a cada quatro horas para evitar o acúmulo de sangue, que pode aumentar o risco de proliferação bacteriana. Embora a inserção e remoção do coletor possam parecer desafiadoras no início, com prática e paciência, muitas mulheres têm encontrado esse método mais confortável e conveniente.

Segundo a especialista, desmistificar o uso de absorventes íntimos e coletores menstruais é essencial para promover a saúde e o bem-estar das mulheres. É fundamental quebrar os tabus que cercam a sexualidade feminina e fornecer informações precisas e acessíveis sobre o assunto. Ao compreender melhor seus corpos e suas opções, as mulheres podem tomar decisões conscientes e assertivas em relação à sua saúde íntima.


Relacionadas