TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
no Tambaú Debate

Desmistificando o Estágio: Gabriel Galvão esclarece o papel da empresa paraibana

Tecnologia e setor de serviços lideram ofertas de estágio na Paraíba; CEO destaca mudanças no perfil do mercado de trabalho

Por Carlos Rocha Publicado em
Desmistificando o Estágio: Gabriel Galvão esclarece o papel da empresa paraibana
Desmistificando o Estágio: Gabriel Galvão esclarece o papel da empresa paraibana (Foto: Reprodução/ TV Tambaú)

No programa Tambaú Debate, conduzido por Josival Pereira nesta terça-feira (28), o CEO da Liga de Estágios, Gabriel Galvão, foi o convidado. Durante a entrevista, Galvão explicou o papel da empresa paraibana e desmistificou diversos aspectos relacionados ao estágio.

Desenvolvimento:

Galvão iniciou a conversa esclarecendo que a Liga de Estágios é uma startup paraibana, atuando como intermediária entre estudantes, instituições de ensino e empresas, facilitando todo o processo de estágio de forma diferenciada. Destacou a tecnologia exclusiva desenvolvida pela empresa, que busca ativamente empresas interessadas em cadastrar vagas, enviando propostas diretamente para estudantes cadastrados.

Um diferencial importante apresentado por Galvão é a rapidez do processo, destacando que os candidatos podem receber propostas de estágio até cinco minutos após a vaga ser cadastrada, agilizando a seleção e entrevista.

Josival Pereira, em seguida, questionou sobre a importância do estágio para as empresas. Galvão explicou que o estágio proporciona flexibilidade às empresas, pois, segundo a Lei 11.788, o empregador não tem encargos trabalhistas, como 13º salário e terço de férias, além de poder contratar e desligar o estagiário de maneira simplificada.

O CEO ressaltou que o valor da bolsa de estágio é definido pelo empregador, oferecendo liberdade na escolha do montante. Destacou que o estágio é uma oportunidade valiosa tanto para as empresas quanto para os estudantes, permitindo experiência prática e contribuindo para o desenvolvimento profissional.

Mitos e Verdades:

Galvão abordou alguns mitos comuns relacionados ao estágio. Um deles é o equívoco de considerar o estagiário como alguém com menos expertise, quando, na verdade, trazem ideias inovadoras e uma visão fresca para a empresa. Outro mito mencionado foi a crença de que as empresas não podem contratar vários estagiários, esclarecendo que não há limitações nesse sentido.

Sobre a carga horária e a remuneração, Galvão afirmou que a quantidade de horas de estágio é limitada, até seis por dia, visando o aprendizado e não uma jornada exaustiva. Ressaltou que o foco do estágio não deve ser apenas a bolsa, mas também o aprendizado e o networking.

Tendências e Mudanças no Mercado de Trabalho:

Ao abordar as tendências no mercado de trabalho, Galvão destacou a ascensão da área de tecnologia, especialmente após a adaptação das empresas ao trabalho remoto durante a pandemia. Observou que, mesmo empresas de outros estados buscam estagiários na Paraíba para atuar remotamente.

Encerrando a entrevista, Josival Pereira questionou sobre as mudanças no perfil do mercado de trabalho. Galvão afirmou que as profissões não desaparecerão, mas se modificarão com a introdução de tecnologias como a inteligência artificial. Orientou os estudantes a se adaptarem às novas ferramentas e tecnologias, independentemente da área escolhida.

Conclusão:

A participação de Gabriel Galvão no Tambaú Debate proporcionou esclarecimentos valiosos sobre o papel da Liga de Estágios e desmistificou conceitos relacionados ao estágio. As informações compartilhadas contribuem para uma compreensão mais clara do mercado de trabalho e das oportunidades oferecidas aos estudantes paraibanos.

Leia também:


Relacionadas