Paraíba, quinta-feira, 17 de outubro de 2019
30° C
Busca

Televisão

Televisão

Mestre do Sabor: entenda como vai funcionar o "MasterChef" da Globo

O programa estreia nesta quinta-feira (10) e coloca a emissora na rota dos programas gastronômicos

Por Carlos Rocha

14h35 - Atualizado 07/10/2019 às 15h46
Foto: Divulgação/ TV Globo/ Band

A Globo resolveu entrar de vez na briga com o Masterchef Brasil. Antes, os reality shows gastronômicos concentravam-se como quadros de outros programas na emissora dos Marinho. Agora, sob o comando de Claude Troigrois, estreia o 'Mestre do Sabor', que deve ser exibido após 'A Dona do Pedaço'.

Além do francês, o programa contará com Batista, José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão.

Leia Também:

+ Quanto ganha um conselheiro tutelar de João Pessoa?

+ Rachel Sherazade tem celular e carro roubados em SP

+ 'Querem me derrubar? Tenho couro duro', diz Bolsonaro sobre relação com imprensa

+ Inscrições para concurso público com 400 vagas terminam nesta segunda (7)

+ Paulo Henrique Ganso elogia Marcão após vitórias do Fluminense

+ Carro é encontrado submerso com 7 vítimas, em SP

“O assunto caiu no gosto do brasileiro. Primeiro porque, além de curioso, o Brasil é um país imenso e a sua gastronomia é tão jovem quanto a percepção de sabores e aromas são novos também. Tínhamos uma relação com a comida absolutamente simples e a TV trouxe ao grande público a possibilidade de conhecer mais o nosso país”, conta Karla.

O Mestre do Sabor será dividido em seis etapas, que definirão o vencedor.

Confira, a seguir, as fases:

Prato de entrada – Para garantir uma das 24 vagas doreality culinário, chefs profissionais de todo o Brasil preparam seu melhor prato na cozinha. Os três mestres – José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão – degustam os pratos sem saber quem os cozinhou. As avaliações são individuais. A cada uma, o trio decide se o candidato merece uma vaga no seu time para seguir na competição. Se mais de um mestre aprovar o candidato, ele é quem escolhe o time em que vai ingressar. Os três times seguem para a próxima fase com oito integrantes cada um.

Na pressão – A fase tem duas etapas. A primeira, no formato time contra time, é o “Menu Confiança”. Os três times cozinham um menu completo. Dessa vez, cada mestre orienta seus cozinheiros e quem avalia e elege o melhor menu é o apresentador Claude Troisgros. O time que levar o voto de Claude está imune da segunda prova. A segunda etapa é a “Batalha dos Cucas”. Nela, os chefs cozinham individualmente e voltam a ser avaliados pelos mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, que são responsáveis por definir os dois participantes que deixam a disputa.

Duelos – Esta etapa tem duelos em “mata-mata”. A cada episódio, duplas são formadas, independente dos times e por escolha dos próprios cozinheiros, para a realização da prova. Dessa vez, os chefs disputam a preferência dos mestres. O melhor cozinheiro de cada duelo segue na competição.

Na balança – A fase tem duas rodadas de provas individuais. Na primeira, os chefs cozinham um prato e José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão elegem, cada um, seu preferido. Os chefs responsáveis pelos pratos eleitos são classificados para a semifinal. Os chefs restantes cozinham individualmente em mais uma rodada da prova. Os mestres, novamente, elegem os melhores pratos e colocam mais três chefs na semifinal.

Semifinal – A semifinal também acontece em duas partes. Os seis chefs nesta etapa cozinham seu melhor prato. Desta vez, Claude volta ao papel de avaliador. Ele degusta todos os pratos e coloca dois participantes na final. Em uma segunda rodada individual, os mestres assumem o posto de avaliadores e elegem outros dois competidores para seguir adiante. A fase termina com quatro finalistas.