TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
insuficiência renal

Cantor do Molejo, Anderson Leonardo vai para a UTI

Cuidados devem-se a um quadro de insuficiência renal, decorrente do tratamento de um câncer

Por SBT News Publicado em
Anderson do Molejo
Cantor do Molejo, Anderson Leonardo vai para a UTI (Foto: Reprodução/Instagram @molejooficial)

Anderson Leonardo, cantor no grupo de pagode Molejo, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Unimed-Rio, informa boletim médico divulgado nesta segunda-feira (8). Os cuidados devem-se a um quadro de insuficiência renal.

O médico Luiz Fernando Nogueira, diretor do hospital, diz em nota que Anderson está acordado, lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos.

O músico tinha sido internado no dia 24 de março, em estado grave.

Antes, tratando um câncer inguinal, o cantor havia ficado internado por 21 dias, para controle de fortes dores e tratamento de imunoterapia, que combate o avanço da doença por ativação do próprio sistema imunológico do paciente. Ele havia recebido alta no dia 19.

Anderson, de 51 anos, foi diagnosticado em 2022 com um tumor que atinge a região inguinal, um tipo raro de câncer que afeta o pênis e o ânus.

O que é câncer inguinal?

De acordo com o oncologista Túlio de Oliveira César, primeiro é preciso definir se a íngua que surgiu na virilha é benigna ou maligna. No primeiro caso, as causas podem ser uma infecção genital, por exemplo.

Se constatado o tumor maligno, existem vários tipos de câncer que podem surgir e, em seguida, acometer a região: câncer nos membros inferiores, como pernas e coxas, região anal, pênis e também na pelve.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (UBU), 1933 homens foram diagnosticados com câncer de pênis no Brasil entre janeiro de novembro de 2022, sendo que 459 deles foram amputados. O câncer anal é mais raro e responde por 4% de todos os tipos de câncer que acometem o intestino grosso, de acordo com Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fecon).

Não está claro onde se originou o câncer de Anderson Leonardo.


Relacionadas