Paraíba, sexta-feira, 25 de maio de 2018
22° C
Busca

Diversão

Gente famosa

Paola Carosella critica projeto que altera a lei dos agrotóxicos: "PL do veneno"

O projeto deve ser votado nesta quarta-feira (16) na Comissão Especial que discute o tema

Por Carlos Rocha

22h44
Reprodução/ Band

Paola Carosella, chef de cozinha e jurada do reality show MasterChef Brasil, da Band, publicou em suas contas do Instagram e Twitter  mensagens pedindo que o projeto de lei 6299/2002 sobre agrotóxicos não seja aprovado na Câmara.

Uma discussão em torno do assunto foi formada entre os seguidores da chef, nas redes sociais.

"Ingredientes ativos com efeitos teratogênicos, carcinogênicos e mutagênicos (má formação, formador de tumores ou causadores de mutações genéticas) que hoje são proibidos ,poderão ser liberadas desde que estejam dentro de um “risco aceitável”; RISCO ACEITÁVEL de cancer ? RISCO ACEITÁVEL de tumores e mal formação genética?", escreveu Paola.

O projeto prevê que apenas o Ministério da Agricultura conceda o registro, produção e distribuição dos pesticidas, deixando de fora os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, que hoje analisam também os pedidos de registro via Anvisa e Ibama, respectivamente. Na proposta também está a troca do nome "agrotóxicos" por "fitossanitário".

O relatório do deputado Luiz Nishimori (PR-PR) deve ser discutido e votado na sessão desta quarta-feira (16) a partir das 14h na Comissão Especial que discute o tema. Deputados contrários à alteração, pretendem apresentar um voto em separado.  O deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS)  destaca que enquanto o resto do mundo baniu e endureceu a legislação, o Brasil quer liberar e flexibilizar.