TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Novo lançamento

SpaceX marca novo feito ao lançar e recuperar estágio do foguete Starship

A nave não tripulada, com quase 121 metros de altura, foi lançada ao amanhecer

Por Redação T5 Publicado em
Novo foguete
Esse teste marca a tentativa mais ambiciosa da empresa, que enfrentou falhas em lançamentos anteriores. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Neste domingo (13), a SpaceX, liderada por Elon Musk, lançou e recuperou com êxito o primeiro estágio do foguete Starship no Texas, Estados Unidos. A nave não tripulada, com quase 121 metros de altura, foi lançada ao amanhecer. Sete minutos após o lançamento, o estágio inicial de 71 metros retornou à plataforma, sendo capturado por grandes braços conhecidos como “chopsticks”.

Esse teste marca a tentativa mais ambiciosa da empresa, que enfrentou falhas em lançamentos anteriores. Desta vez, a SpaceX conseguiu evitar que o estágio caísse no Golfo do México, graças a verificações em tempo real que garantiram a segurança da manobra.

Enquanto isso, cerca de 900 mil pessoas em São Paulo continuam sem energia elétrica devido a um temporal na última sexta-feira. Em outro incidente, um homem invadiu um casamento que sua ex-esposa organizava e fez os convidados de reféns.

A parte superior do Starship prosseguiu sua missão ao redor do mundo, com destino ao Oceano Índico, onde deve realizar um pouso controlado e afundar de forma segura, em uma missão que deve durar pouco mais de uma hora.

A SpaceX já recuperou estágios de foguetes Falcon 9 por nove anos, reduzindo custos e aumentando a frequência de lançamentos. Agora, a empresa busca replicar esse sucesso com o Starship, que conta com 33 motores. A NASA encomendou dois Starships para levar astronautas à Lua nesta década, e a SpaceX planeja usar essa tecnologia em futuras missões a Marte.



Relacionadas