Paraíba, quinta-feira, 19 de setembro de 2019
30° C
Busca

Diversão

Diversão

Paraibana adotou Japão 'por curiosidade' e vive no país há 11 anos

Apesar do sobrenome nipônico, Tamires Yto nasceu na Paraíba e mora no Japão desde 2006.

Por Redação Portal T5

16h08 - Atualizado 18/06/2018 às 16h27
Tamires é paraibana, mas tem sangue japonês
Tamires é paraibana, mas tem sangue japonês Imagem: Reprodução/TV Tambaú

Esta segunda-feira (18) o Brasil ficou um pouco mais oriental. É que 18 de junho é a data em que se comemora a imigração japonesa no país. Há 110 anos os primeiros imigrantes oriundos do Japão chegaram ao território brasileiro e não saíram mais, deixando marcas que já foram incorporadas à nossa cultura.

No entanto, existe uma brasileira que acabou fazendo o caminho inverso. Apesar do sobrenome nipônico, Tamires Yto nasceu na Paraíba e mora no Japão desde 2006. Ela, porém, é neta de japoneses, e conta que foi morar no país por “curiosidade”, depois que seu pai fez o mesmo caminho.

Por lá, ela trabalha como inspetora industrial, responsável por inspecionar peças de uma fábrica utilizando um microscópio. O interessante mesmo fica por conta da diferença culinária entre japoneses e brasileiros, com pratos que são totalmente distintos. Mas pelo menos para Tamires, isso acaba não influenciando tanto.

“Como a gente tem mercado brasileiro e uma comunidade brasileira grande, a minha alimentação é igual, não muda. No café da manhã é um pãozinho, o cuscuz… Não tem uma macaxeira, mas tem o pãozinho e o cuscuz. O japônes mesmo não comem isso. Eles comem arroz, peixe e o missoshiro, que é como se fosse uma sopinha”, explica ela.

Conheça mais sobre a vida da paraibana no Japão abaixo: