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Novo Ensino Médio tem foco na preparação e protagonismo dos alunos

A grade curricular conta com mais flexibilidade e a oferta de itinerários formativos.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
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(Foto: GGE/Divulgação)

Escolher uma escola que, além de boa preparação para o Enem e vestibulares, também tenha estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades que o ensino superior exige é um desafio para os pais. Por isso, encontrar uma escola que seja acolhedora e saiba transferir o aprendizado, com cuidado e respeito à individualidade de cada aluno, é fundamental. Principalmente nessa transição para o Novo Ensino Médio. Para tranquilizar os pais e preparar os alunos para a nova fase, o Colégio GGE promoveu vários encontros, é o que explica o gerente executivo do Sistema GGE de Ensino, Leonardo Siqueira: “Fizemos treinamentos, aperfeiçoamentos e encontros com as famílias, com os alunos, explicando a importância de uma escolha adequada, de levar a sério esse novo modelo e perceber que realmente era necessário”.

O Colégio GGE implementou, em 2022, a nova organização curricular que prepara os estudantes para o mercado de trabalho. A grade curricular conta com mais flexibilidade e a oferta de itinerários formativos. Além das disciplinas base - como português e matemática - que são obrigatórias para a fase, os alunos podem experimentar as disciplinas eletivas que são aquelas que os aproxima da vivência profissional. Os conteúdos foram divididos em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

O gestor de resultados do GGE, Glaumo de Sá, conta que outros projetos fazem parte do Novo Ensino Médio do Colégio como, por exemplo, o ‘Projeto de Vida’ que tem como objetivo trabalhar as competências comportamentais e emocionais dos estudantes; e o ‘Encontro de Profissões’ que ajuda os jovens na escolha da carreira. “Um dos momentos em que a gente ajuda o aluno a ter uma visão do caminho que ele quer percorrer, é justamente no nosso Encontro de Profissões. [Nós] trazemos universidades para falar sobre os cursos, profissionais das diversas áreas, ex-alunos para falarem das suas escolhas profissionais, das incertezas que eles tiveram. Nesse processo, a gente busca trazer esse tipo de conexão”, enfatizou.

A importância do acolhimento psicológico

Estimular as habilidades socioemocionais dos alunos é essencial e traz benefícios para a jornada de aprendizagem. O programa Trilha Socioemocional, que promove o desenvolvimento intencional de habilidades socioemocionais do Colégio GGE, tem influência do modelo internacional de educação socioemocional, o Casel, e as diretrizes da educação para a terceira década, preconizadas pela UNESCO.

Para auxiliar o aluno a lidar com o mix de sentimentos e expectativas, o Colégio GGE disponibiliza o Serviço de Orientação Educacional e Psicológica – SOEP, que acolhe e desenvolve esses estudantes e também conta com a participação das famílias. “A gente acredita muito que existe um projeto de família por trás de cada aluno e o que a gente precisa fazer é tentar conciliar as duas realidades, para que no final das contas venha o sentimento de realização e de conquista”, ressaltou Glaumo.

Material didático exclusivo faz toda a diferença

O projeto do Novo Ensino Médio do GGE conta também com um material didático exclusivo, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com plataforma interativa e ferramentas avançadas que proporcionam um melhor aprendizado.

Leonardo Siqueira explica que todo o material didático auxilia uma preparação mais eficiente para que os estudantes consigam um melhor desempenho em vestibulares e provas do Enem. “Primeiro a gente define o que queremos do projeto. Depois disso, discutimos o planejamento e, a partir daí, desenvolvemos um passo a passo com autores de todo o país. Vários autores do mais alto gabarito constroem esses livros e, dentro do processo de construção, existe a participação efetiva dos professores, para confirmarem se está dentro daquilo que a gente acredita; dos psicopedagogos, para saber se vai gerar uma aprendizagem em cima desses conteúdos. A gente tem essa segurança não só de construir um material com o conteúdo adequado, mas que funcione.”


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