TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Dignidade Menstrual

Programa vai orientar pelo WhatsApp sobre retirada gratuita de absorventes

Avisos também chegam pela caixa postal do Gov.BR

Por Redação T5 Publicado em
158d7593 13b7 426b 86d1 bd54d64fee36
Ação reforça acesso de beneficiárias do SUS às unidades credenciadas

O Ministério da Saúde vai começar a enviar mensagem para informar beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual sobre a oferta gratuita de absorventes higiênicos. O envio será realizado pelo WhatsApp e pela caixa postal do Gov.BR, com o objetivo de ampliar o acesso à política pública que atende cerca de 24 milhões de pessoas.

O programa contempla pessoas de 10 a 49 anos inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até R$ 218, estudantes de baixa renda da rede pública e pessoas em situação de rua. Para retirar os absorventes, basta procurar farmácias credenciadas e apresentar autorização emitida pelo Meu SUS Digital, além do CPF e de um documento com foto.

O envio das mensagens reforça a divulgação da iniciativa e busca ampliar a conscientização sobre o ciclo menstrual e a disponibilidade do benefício. Desde o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde passaram a emitir a autorização também de forma presencial, oferecendo duas opções para acesso ao documento: via app e diretamente na UBS. A retirada dos absorventes segue acontecendo nas farmácias do Farmácia Popular.

Outra mudança recente permite que adolescentes entre 12 e 16 anos façam a retirada sem a presença de responsáveis. Desde 2024, mais de 2,5 milhões de pessoas foram atendidas e 376 milhões de absorventes foram distribuídos.



Relacionadas