TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
devolução mais eficaz

Pix ganha novas regras para facilitar devolução de dinheiro em casos de golpes

As novas regras do Banco Central permitem rastrear o dinheiro mesmo após sair da conta do golpista, ampliando as chances de recuperar valores

Por Redação T5 Publicado em
Pix foto Agencia Brasil
Os bancos têm até 2 de fevereiro para adotar obrigatoriamente o novo mecanismo (Foto: Agência Brasil)

O Pix passa a oferecer, a partir deste domingo (23), um processo de devolução mais eficaz para quem cair em golpes ou fraudes. Com as novas regras do Banco Central, o sistema consegue rastrear o caminho do dinheiro mesmo depois de sair da conta do golpista, aumentando as chances de recuperar valores. Os bancos têm até 2 de fevereiro para adotar obrigatoriamente o novo mecanismo.

Em agosto, ao anunciar as mudanças, o BC explicou que a nova identificação das transações será compartilhada entre as instituições envolvidas e permitirá a devolução dos valores em até 11 dias após a contestação.

O Banco Central afirma esperar que a mudança aumente a identificação de contas usadas em fraudes e amplie a devolução de valores, contribuindo para desestimular esse tipo de crime. A instituição também avalia que o compartilhamento das informações deve dificultar que essas contas sejam reutilizadas em novas golpes.

Desde 1º de outubro, todos os bancos e instituições financeiras passaram a oferecer, dentro da área do Pix em seus aplicativos, uma ferramenta que permite contestar transações de forma rápida e direta, sem necessidade de atendimento humano.



Relacionadas

Mais Lidas