TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
destruição

Tornado destrói 90% de cidade no Paraná e governo decreta estado de calamidade pública

O tornado provocou colapsos estruturais, danos em estradas e queda de energia em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná

Por Redação T5 Publicado em
Tornado parana
A tempestade foi classificada como um tornado de categoria F3, com ventos de até 250 km/h (Foto: Reprodução)

Após um tornado destruir grande parte de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, o governo paranaense decretou estado de calamidade pública neste sábado (8). A destruição alcançou cerca de 90% das casas e comércios da área urbana do município, que tem aproximadamente 14 mil habitantes, provocando seis mortes e deixando centenas de pessoas feridas.

“Decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, afirmou o governador Ratinho Junior.

O estado de calamidade pública é decretado quando os danos de um desastre superam a capacidade de resposta do município, exigindo ações urgentes e amplas do poder público. A medida autoriza dispensa de licitações, uso imediato de recursos e pedido de apoio federal. Com o decreto, a prefeitura também pode acessar recursos federais, recursos do Fundo Estadual de Calamidade Pública e firmar convênios emergenciais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade às famílias das vítimas do tornado. Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula expressou “profundo sentimento” às famílias que perderam entes queridos em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, e prestou solidariedade às pessoas afetadas pelo desastre natural.

Equipes do governo federal foram enviadas a Rio Bonito do Iguaçu para prestar assistência às vítimas e avaliar a reconstrução das áreas devastadas. O tornado provocou colapsos estruturais, danos em estradas e queda de energia em parte da cidade.

Segundo o governo do Paraná, até o início da tarde deste sábado (8), 750 pessoas haviam recebido atendimento em unidades de saúde do estado após a passagem de um tornado por municípios paranaenses. O fenômeno deixou seis mortos e causou destruição em diversas localidades.

A tempestade foi classificada como um tornado de categoria F3, com ventos de até 250 km/h, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).



Relacionadas