TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
fenômeno

Bola de fogo é vista cruzando o céu do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste

O fenômeno, visível a olho nu, foi registrado por volta das 21h50 (horário de Brasília) em Bahia, Sergipe, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais

Por Carlos Rocha Publicado em
Bola de fogo e vista cruzando o ceu do Nordeste Centro Oeste e Sudeste
Bola de fogo é vista cruzando o céu do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste

Uma bola de fogo foi observada cruzando o céu de diversos estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste na noite desta segunda-feira (27). O fenômeno, visível a olho nu, foi registrado por volta das 21h50 (horário de Brasília) em Bahia, Sergipe, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, conforme vídeos compartilhados nas redes sociais.

Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o objeto visto entrando na atmosfera terrestre provavelmente se trata de lixo espacial, possivelmente um fragmento do segundo estágio do foguete chinês Long March 71, que lançou um satélite em junho de 2024.

Ao penetrar na atmosfera, o material aquece rapidamente, pegando fogo devido ao atrito com o ar e, na maioria das vezes, se desintegra antes de atingir o solo. Lixo espacial entra na atmosfera a mais de 20 mil km/h, tornando improvável que chegue intacto à Terra.

Casos semelhantes já ocorreram anteriormente. Em 2022, um fragmento de 600 kg de foguete da SpaceX foi encontrado no Paraná, mostrando que partes de lançamentos espaciais podem atingir o solo, embora em situações raras.

O fenômeno desta segunda-feira chamou atenção de moradores e despertou interesse de astrônomos amadores, que registraram o objeto iluminado cortando o céu por alguns segundos.



Relacionadas