TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
na Malásia

Lula e Trump se reúnem e retomam negociações para suspensão do tarifaço de 50% contra o Brasil

Reunião busca destravar impasse comercial causado por sobretaxas impostas pelos Estados Unidos

Por Redação T5 Publicado em
F20f0730 b259 11f0 aa13 0b0479f6f42a jpg
Encontro entre presidentes ocorre durante cúpula do Sudeste Asiático (Foto: Presidência da República)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste domingo (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, para discutir a suspensão da tarifa de 50% imposta por Washington às importações brasileiras. O encontro marcou a primeira reunião formal entre os dois líderes e ocorreu durante a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Em postagem nas redes sociais, Lula afirmou que a reunião foi “ótima” e destacou que as negociações continuarão imediatamente para buscar soluções sobre as tarifas e as sanções impostas por Trump a autoridades brasileiras, citando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil. Segundo o chanceler Mauro Vieira, equipes dos dois governos seguem em tratativas neste domingo para uma possível suspensão do tarifaço.

Trump classificou o encontro como uma “honra” e disse acreditar que os países podem alcançar “ótimos acordos”. Lula declarou que o Brasil tem “todo o interesse em manter uma relação extraordinária com os Estados Unidos” e que “não há razão para desavenças entre as nações”.

Durante o diálogo, Lula se ofereceu para atuar como interlocutor entre EUA e Venezuela, em meio à pressão de Washington sobre o governo de Nicolás Maduro. Vieira afirmou que o presidente brasileiro ressaltou a necessidade de manter a América do Sul como “uma região de paz” e se prontificou a ajudar na mediação.

A reunião foi articulada após semanas de conversas entre assessores dos dois governos, desde o breve cumprimento entre Lula e Trump em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O encontro na Malásia ocorreu em território considerado neutro e antecedeu o jantar oficial do evento.

Em julho, os Estados Unidos anunciaram tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, especialmente das áreas de agricultura e carne bovina, o que agravou as tensões diplomáticas. Além das sobretaxas, Washington aplicou sanções financeiras e restrições de visto a autoridades brasileiras, entre elas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e a mulher dele, Viviane Barci de Moraes.

O governo brasileiro classificou as medidas como uma interferência na soberania nacional e reagiu com um pacote para mitigar os impactos econômicos, incluindo linhas de crédito subsidiadas e adiamento de impostos para setores atingidos.

Na tentativa de reaproximação, Lula afirmou que apresentará “argumentos técnicos” para demonstrar que as tarifas “não têm sustentação em nenhuma verdade econômica”. Segundo o chanceler Mauro Vieira, a expectativa é concluir um acordo bilateral nas próximas semanas.



Relacionadas