TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
atenção

INSS envia alerta a milhões de beneficiários para fazer a Prova de Vida; veja se é o seu caso

Os beneficiários têm 30 dias a partir do recebimento da notificação para regularizar a situação

Por Redação T5 Publicado em
Meu INSS
Em caso de dúvida, é recomendado acionar os canais oficiais do INSS (Imagem: Reprodução)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou quatro milhões de beneficiários que precisam realizar a Prova de Vida para não ter o pagamento do benefício bloqueado. O aviso foi enviado pelo aplicativo Meu INSS e pelo extrato bancário, atingindo apenas quem não teve a comprovação de vida feita automaticamente. Os beneficiários têm 30 dias a partir do recebimento da notificação para regularizar a situação.

Para realizar a Prova de Vida de forma simples e segura, o beneficiário pode acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, fazer login e seguir as instruções para o reconhecimento facial, caso seja solicitado. Em alguns bancos, o procedimento também pode ser feito online, diretamente pelo aplicativo ou site da instituição.

Quem preferir ainda tem a opção de comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.

Todos os benefícios de longa duração do INSS, como aposentadorias, pensões e auxílios por incapacidade temporária superiores a um ano, exigem a Prova de Vida anual. Atualmente, a comprovação é realizada de forma automática e segura pelo cruzamento de dados oficiais, e mais de 30 milhões de pessoas, cerca de 80% do total, já estão regularizadas. A modernização do processo elimina filas e deslocamentos, oferecendo mais praticidade e proteção aos segurados.

Mesmo com o novo sistema automático, em alguns casos o INSS não consegue confirmar a Prova de Vida sozinho. Quando isso acontece, o próprio beneficiário deve realizar o procedimento, que pode ser feito pelo Meu INSS, pelo aplicativo ou site do banco, ou indo à agência bancária pessoalmente, se preferir.

O INSS alerta que não solicita a Prova de Vida por telefone, SMS, e-mail, aplicativos de mensagens ou visitas domiciliares. Qualquer contato fora dos canais oficiais pode ser golpe. Beneficiários não devem compartilhar dados pessoais, senhas ou documentos com terceiros. Em caso de dúvida, é recomendado confirmar informações apenas pelo site gov.br/inss, pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.



Relacionadas

Mais Lidas