TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
ligação

Lula conversa com Trump e pede fim de tarifas e sanções contra autoridades brasileiras

Ao final da ligação, os dois presidentes trocaram contatos diretos, criando uma linha de comunicação permanente entre Brasília e Washington

Por Carlos Rocha Publicado em
Lula trump
Lula conversa com Trump e pede fim de tarifas e sanções contra autoridades brasileiras

Na manhã desta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu uma ligação telefônica do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa, que durou cerca de 30 minutos, contou com a presença de ministros e assessores brasileiros, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda), além do assessor especial Celso Amorim.

Durante o contato, os presidentes relembraram o encontro em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, e destacaram a boa química entre ambos. Lula aproveitou a oportunidade para solicitar a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros nos Estados Unidos, além do fim das sanções e medidas restritivas contra autoridades do Brasil.

O presidente brasileiro destacou a importância da restauração das relações amistosas entre os dois países, lembrando que o Brasil é um dos três países do G20 com superávit na balança de bens e serviços em relação aos EUA.

Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às negociações com a equipe brasileira. Durante a conversa, Lula sugeriu a realização de um encontro presencial, que pode ocorrer na Cúpula da Asean, na Malásia, ou na COP30, em Belém (PA). Ele também se colocou à disposição para viajar aos Estados Unidos.

Ao final da ligação, os dois presidentes trocaram contatos diretos, criando uma linha de comunicação permanente entre Brasília e Washington.



Relacionadas

Mais Lidas