TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Risco à saúde

Brasil registra 14 casos confirmados de intoxicação por metanol

Outros 181 casos seguem em investigação pelo Ministério da Saúde em todo o país

Por Redação T5 Publicado em
Bebidas destilados
Casos confirmados reforçam alerta sobre consumo de bebidas alcoólicas adulteradas (Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF)

O Brasil registrou 195 casos de suspeita de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste sábado (4). Entre os registros, 14 foram confirmados e 181 permanecem em investigação. A maior parte dos casos está em São Paulo, que contabiliza 162 notificações, incluindo todos os 14 confirmados. As informações foram enviadas pelos estados até as 16h ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).

Além de São Paulo, outros estados também registram casos suspeitos de intoxicação por metanol. Pernambuco lidera com 11 ocorrências, seguido por Mato Grosso do Sul (5), Paraná (3), Bahia (2), Goiás (2) e Rio Grande do Sul (2). Outras ocorrências também foram registradas no Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Rio de Janeiro e Paraíba, com um caso em cada unidade da Federação.

Dos casos notificados no país, 13 resultaram em morte. Em São Paulo, onde se concentra a maioria das ocorrências, o governo confirmou na tarde deste sábado (4) o segundo óbito por intoxicação por metanol. Os demais falecimentos em investigação estão distribuídos entre Pernambuco (3), Bahia (1) e Mato Grosso do Sul (1).

A Paraíba confirmou na tarde deste sábado (4) a morte de um paciente internado com suspeita de intoxicação por bebida alcoólica adulterada com metanol. A vítima estava no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde faleceu. O caso ainda não consta no monitoramento realizado pelo Ministério da Saúde.

Diante da gravidade dos casos de intoxicação por metanol, o Ministério da Saúde determinou na quarta-feira (1º) que estados e municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas. Foi criada também uma sala de situação para monitoramento, que permanecerá ativa enquanto houver risco à saúde pública.

A intoxicação por metanol é uma emergência médica grave. Ao ser ingerida, a substância é transformada em compostos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem levar à morte.

Os principais sinais incluem visão turva ou perda parcial da visão, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese intensa. Quem apresentar esses sintomas deve procurar imediatamente atendimento de emergência e entrar em contato com pelo menos uma das instituições de saúde indicadas:

Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;

CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);

Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 (de qualquer lugar do país)



Relacionadas

Mais Lidas