TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Mais segurança

Chaves Pix usadas em golpes passam a ser bloqueadas pelo Banco Central

A ação será baseada em dados fornecidos pelas instituições financeiras que operam o Pix, que informarão as chaves suspeitas para o bloqueio

Por Redação T5 Publicado em
Pix foto Agencia Brasil
O bloqueio é mais um esforço do BC para combater fraudes e golpes no Pix (Foto: Agência Brasil)

O Banco Central (BC) inicia neste sábado (4) o bloqueio de chaves Pix usadas em golpes e fraudes. A medida tem como objetivo reforçar a segurança do sistema de pagamentos instantâneos. A ação será baseada em dados fornecidos pelas instituições financeiras que operam o Pix, que informarão as chaves suspeitas para o bloqueio.

O bloqueio é mais um esforço do BC para combater fraudes e golpes no Pix. No início de setembro, a autarquia já havia limitado em R$ 15 mil o valor de transferências via Pix e TED para instituições de pagamento não autorizadas, que podem movimentar dinheiro, mas não têm permissão para operar como bancos.

Ainda em setembro, o Banco Central também determinou que as instituições de pagamento bloqueiem transações para contas suspeitas de fraude. Todas essas medidas devem ser implementadas até 13 de outubro.

As instituições financeiras devem utilizar sistemas eletrônicos e bases de dados públicas ou privadas para identificar transações suspeitas. Caso uma transferência seja bloqueada, o titular da conta que receberia o dinheiro deve ser informado pela própria instituição.

Além disso, desde quarta-feira (1º), o Banco Central passou a exigir que os aplicativos das instituições ofereçam um botão de contestação de transações do Pix, tornando totalmente digital o Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado em 2021 para ressarcir vítimas de fraudes e golpes.



Relacionadas

Mais Lidas