Avião de Lula apresenta falha no motor antes de voo no Pará
A falha no motor de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) foi detectada ainda no solo do aeroporto de Belém
Um problema técnico no motor de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) atrasou a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nessa quinta-feira (2). A falha, detectada ainda no solo do aeroporto de Belém, obrigou a comitiva presidencial a trocar de avião antes de seguir rumo à Ilha do Marajó. A troca foi confirmada por Lula em entrevista à TV Liberal.
“Fui pegar o avião para ir para o Marajó e teve um problema no motor do avião. O avião [do modelo] Casa da Força Aérea Brasileira. E eu só tinha que agradecer a Deus porque podia ter tido um problema quando eu estivesse no ar e teve quando eu estava em terra”, contou o presidente.
Ainda conforme Lula, a aeronave corria o risco de pegar fogo. Após o incidente, Lula afirmou que fez uma visita ao santuário de Nossa Senhora de Nazaré, também em Belém.
O Palácio do Planalto confirmou a troca de aeronaves em nota oficial. “Ainda em solo, durante os procedimentos de acionamento dos motores, foi identificado um problema técnico-operacional na aeronave. Por precaução e seguindo protocolos de segurança, a FAB optou por utilizar uma aeronave reserva (sempre disponível nas missões presidenciais)”.
Esta não é a primeira vez que o presidente brasileiro enfrenta um problema com uma aeronave. Em outubro do ano passado, o avião presidencial VC-1 apresentou uma falha técnica logo após decolar de um aeroporto no México. Na ocasião, a aeronave voou por cerca de cinco horas em círculos para liberar combustível antes de realizar o pouso de emergência.



