Isenção de IR até R$ 5 mil pode ser pautada na Câmara na próxima semana, afirma Hugo Motta
Ainda conforme Motta, os parlamentares vão poder propor emendas a esse projeto
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou nesta segunda-feira (22) que a proposta do governo federal que amplia a isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil deve entrar na pauta de votação da Casa na próxima semana.
“Chamei o deputado Arthur Lira [relator desse projeto] para ir ao colégio de líderes esta semana explicar o seu relatório, e para que, ouvindo o colégio, possamos ter ainda esta semana uma posição sobre a pauta e, se possível, já levarmos a pauta na semana que vem [para votação]. Essa é uma pauta importante, nós sabemos o quanto ela irá trazer, do ponto de vista da justiça tributária, avanços significativos para milhões de brasileiros e brasileiras. Eu penso que é uma pauta que no seu amadurecimento, chega o momento de levarmos essa pauta ao plenário”, disse o deputado.
Ainda conforme Motta, os parlamentares vão poder propor emendas a esse projeto, contudo, é preciso ter responsabilidade com as contas públicas.
“É claro que cada partido tem o direito de propor emenda, de fazer destaque. O plenário será soberano ao final dessa decisão, se muda a compensação, se retira a compensação, se aumenta essa faixa de isenção. Tudo isso é possível. Eu só penso que cada atitude que for ser tomada por cada partido também tem a responsabilidade sobre a consequência dessa atitude, porque nós estamos tratando das contas públicas do país”, destacou o presidente da Câmara.



