Brasil retoma exportações de carne de frango à Europa
As exportações estavam suspensas desde maio, após um foco isolado de influenza aviária no Rio Grande do Sul
A União Europeia anunciou nesta segunda-feira (22) a reabertura do mercado europeu para a carne de frango e de peru do Brasil. As exportações estavam suspensas desde maio, após um foco isolado de influenza aviária no Rio Grande do Sul.
O regulamento europeu entra em vigor nesta terça-feira (23) e permite a entrada de produtos produzidos a partir de 18 de setembro. A decisão veio após negociações entre o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o comissário europeu Olivér Várhelyi.
A retomada será escalonada: todo o país, exceto o Rio Grande do Sul, poderá exportar a partir de 18 de setembro; no Rio Grande do Sul, exceto na área do foco, a liberação começa em 2 de outubro; e na área de 10 km ao redor da granja afetada, em 16 de outubro.
O reconhecimento europeu reforça a posição do Brasil como maior exportador mundial de frango. De janeiro a agosto, o país exportou 3,28 milhões de toneladas, gerando US$ 6,15 bilhões. Hoje também começou a auditoria da China para avaliar a retomada das exportações ao mercado chinês.



