Mais de 2 milhões aderem a acordo de ressarcimento do INSS
Segundo os dados, 2.004.449 segurados já confirmaram a adesão, o que representa mais de 70% do total de beneficiários aptos a receber os valores de volta, corrigidos pela inflação
O número de aposentados e pensionistas que aderiram ao acordo de ressarcimento de descontos indevidos feitos por associações e entidades superou a marca de 2 milhões, informou nesta sexta-feira (29) a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Segundo os dados, 2.004.449 segurados já confirmaram a adesão, o que representa mais de 70% do total de beneficiários aptos a receber os valores de volta, corrigidos pela inflação. Até a próxima segunda-feira (1º), cerca de 1.995.450 beneficiários terão os créditos depositados, o que equivale a 99,5% dos que já aderiram.
“O nosso compromisso é garantir que cada aposentado e pensionista tenha seu dinheiro de volta com toda a segurança”, afirmou em nota o presidente do INSS, Gilberto Waller.
O ressarcimento deve custar R$ 3,3 bilhões ao governo, por meio de créditos extraordinários abertos por medida provisória. Esses recursos estão fora do arcabouço fiscal e não serão contabilizados nas metas de resultado primário nem no limite de gastos públicos.
Os pagamentos, que começaram no fim de julho, são feitos em parcela única, seguindo a ordem de adesão, e corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país.
Podem participar do acordo os aposentados e pensionistas que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação responsável no prazo de 15 dias úteis.
A adesão é gratuita e pode ser feita pelos seguintes canais:
- Aplicativo ou site Meu INSS
- Agências dos Correios
A central telefônica 135 está disponível para consultas e contestações, mas não permite a adesão ao acordo.
Como aderir pelo Meu INSS
- Acessar o aplicativo com CPF e senha;
- Ir até “Consultar Pedidos” e clicar em “Cumprir Exigência”;
- Ler as informações, selecionar “Sim” no campo “Aceito receber” e enviar;
- Aguardar o depósito do valor corrigido.



