TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
senadora

Damares Alves revela diagnóstico de câncer de mama

A parlamentar comunicou o caso em uma publicação nas redes sociais, destacando que o tumor foi identificado em estágio inicial

Por Carlos Rocha Publicado em
Damares Alves
Damares Alves revela diagnóstico de câncer de mama (Imagem: Reprodução / Governo Federal)

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), 61 anos, informou nesta quarta-feira (27) que foi diagnosticada com câncer de mama. A parlamentar comunicou o caso em uma publicação nas redes sociais, destacando que o tumor foi identificado em estágio inicial.

De acordo com Damares, a cirurgia de retirada do tumor foi realizada em 31 de julho. A próxima etapa do tratamento será a radioterapia, prevista para começar na próxima semana.

“Recebi o diagnóstico há cerca de um mês. Não é uma notícia fácil, mas decidi enfrentar. Estou bem e sigo trabalhando. Quero reforçar a importância de todas as mulheres fazerem o autoexame e a mamografia. Detectar cedo faz diferença”, afirmou a senadora.

Ainda nesta quarta, durante a instalação de uma subcomissão no Senado voltada à discussão de políticas de prevenção e tratamento do câncer, Damares comentou sobre o processo. Segundo ela, o diagnóstico foi confirmado em 18 de julho e, em menos de três semanas, conseguiu realizar os exames, biópsias e a cirurgia. “Com cinco dias de recuperação, já estava de volta ao trabalho”, relatou.

Panorama do câncer de mama

Dados do Ministério da Saúde indicam que o câncer de mama é o mais frequente entre mulheres no Brasil e no mundo, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Representa cerca de 28% dos casos novos anuais no país.

A probabilidade de ocorrência cresce após os 50 anos. Entre os sinais de alerta estão: alterações na pele da mama, retrações, dor, inversão ou secreção no mamilo, além de vermelhidão ou descamação.

Especialistas reforçam que a detecção precoce aumenta as chances de tratamento eficaz e reduzem complicações.



Relacionadas

Mais Lidas